Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5516
Título: Estratégias utilizadas por alunos de 8º ano ao resolverem tarefas exploratórias de expressões algébricas.
Autor: Lima, Jonathas Vinícius Barbosa
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6322702078126682
Orientador: Rodrigues, Cleide Oliveira
Palavras-chave: Ensino de Matemática;Álgebra;Ensino fundamental;Resolução de problemas
Data do documento: 21-Set-2023
Citação: LIMA, Jonathas Vinicius Barbosa. Estratégias utilizadas por alunos de 8° ano ao resolverem tarefas exploratórias de expressões algébricas. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos de 8º ano ao resolverem tarefas exploratórias de expressões algébricas. Em termos de abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que analisou as estratégias e dificuldades que os alunos do 8° ano apresentam quando resolvem tarefas exploratórias sobre expressões algébricas. Os participantes foram trinta e quatro alunos de uma turma do 8º ano do ensino fundamental, de uma escola particular da região metropolitana do Recife-PE. Os dados foram adquiridos por meio de observações diretas na sala de aula, além de registros de fotos dos materiais dos alunos e de seus documentos escritos ao responderem à tarefa. Após analisar as informações, observou-se que os alunos apresentaram entendimentos sobre pensamento algébrico ao supor que determinada sentença vale qualquer valor. Apresentam também dificuldades na interpretação e generalização em expressões algébricas. Apresenta-se a necessidade de mais pesquisas como essa, assim como a busca dessas informações relacionadas à tarefas exploratórias, intencionando uma maior compreensão e desenvolvimento algébrico, assim como, em outros domínios da matemática. Posto isso, espera-se, ainda, colaborar tanto para o campo da álgebra quanto para análises de tarefas exploratórias.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5516
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_jonathasviniciusbarbosalima.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons