Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5516
Título: | Estratégias utilizadas por alunos de 8º ano ao resolverem tarefas exploratórias de expressões algébricas |
Autor: | Lima, Jonathas Vinícius Barbosa |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/6322702078126682 |
Orientador: | Rodrigues, Cleide Oliveira |
Palavras-chave: | Ensino de matemática;Álgebra;Ensino fundamental;Resolução de problemas |
Data do documento: | 21-Set-2023 |
Citação: | LIMA, Jonathas Vinicius Barbosa. Estratégias utilizadas por alunos de 8° ano ao resolverem tarefas exploratórias de expressões algébricas. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos de 8º ano ao resolverem tarefas exploratórias de expressões algébricas. Em termos de abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que analisou as estratégias e dificuldades que os alunos do 8° ano apresentam quando resolvem tarefas exploratórias sobre expressões algébricas. Os participantes foram trinta e quatro alunos de uma turma do 8º ano do ensino fundamental, de uma escola particular da região metropolitana do Recife-PE. Os dados foram adquiridos por meio de observações diretas na sala de aula, além de registros de fotos dos materiais dos alunos e de seus documentos escritos ao responderem à tarefa. Após analisar as informações, observou-se que os alunos apresentaram entendimentos sobre pensamento algébrico ao supor que determinada sentença vale qualquer valor. Apresentam também dificuldades na interpretação e generalização em expressões algébricas. Apresenta-se a necessidade de mais pesquisas como essa, assim como a busca dessas informações relacionadas à tarefas exploratórias, intencionando uma maior compreensão e desenvolvimento algébrico, assim como, em outros domínios da matemática. Posto isso, espera-se, ainda, colaborar tanto para o campo da álgebra quanto para análises de tarefas exploratórias. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5516 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Matemática (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_jonathasviniciusbarbosalima.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons