O Repositório Institucional da UFRPE (RI UFRPE) é uma base de dados on-line que promove o armazenamento, a preservação, a organização e a disseminação da produção intelectual da nossa comunidade acadêmica buscando contribuir com a democratização do acesso ao conhecimento. O RI UFRPE é regido pela Resolução nº 086/2021 CONSU - UFRPE e contempla acervos científicos de várias áreas do conhecimento, produções culturais e coleções que resgatam a memória da Instituição em sua trajetória centenária. Os conteúdos disponibilizados no RI UFRPE são de acesso aberto à sociedade, de abrangência nacional e internacional.


Breve Histórico


O início do RI UFRPE remete ao ano de 2012, quando a Universidade Federal Rural de Pernambuco recebeu do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) kits para a criação do Portal de Periódicos e do Repositório Institucional. O Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI/UFRPE), atual Secretaria de Tecnologias Digitais (STD/UFRPE), foi responsável pela instalação do software no servidor da UFRPE e por realizar as configurações da ferramenta DSPACE – software livre de criação e gerenciamento de repositórios, além de acompanhar todos os processos de implantação e manutenção.

Em agosto de 2013, foi formalizada uma parceria com o Departamento de Ciência da Informação da UFRN, que foi convidado para auxiliar na implantação do DSPACE e ministrar treinamento sobre as ferramentas de acesso livre DSPACE e OJS para a criação do Portal e do Repositório da UFRPE. O treinamento contou com a participação de bibliotecários e professores da UFRPE, além de convidados da UPE e da UFPE. Em 2014, foi realizado curso sobre a digitalização de documentos, em parceria com o Departamento de Ciência da Informação da UFPE, marcando o lançamento das primeiras coleções do RI UFRPE.

A partir de 2016, o Núcleo do Conhecimento Prof. João Baptista da Biblioteca Central iniciou colaborações junto ao RI nos processos de: identificação das imagens do acervo memorial da Instituição; criação de textos para a inserção de metadados; coleta de relatos de pessoas da época, através da metodologia dos rastros; limpeza e organização física da Coleção Fotográfica do Reitorado do Prof. Adierson Erasmo de Azevedo (1969-1973). No mesmo ano, foi submetido à Direção do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UFRPE) o projeto piloto do Repositório Institucional, que previa a primeira coleção de Memória, tendo como seus primeiros documentos o acervo fotográfico do Reitorado do Prof. Adierson Erasmo de Azevedo (1969-1973), juntamente com metadados coletados através das entrevistas e pesquisa documental.

Em janeiro de 2017, foi iniciado o projeto da Coleção Cadernos Ômega, que objetiva a preservação e difusão desse periódico de relevância acadêmica para as áreas de Ciências Agrárias e Biológicas, editado por docentes e pesquisadores da UFRPE, proporcionando acesso integral aos volumes do período de 1977 a 1991. Essa coleção foi organizada com o apoio do Laboratório de Tecnologia para o Conhecimento (Liber), vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da UFPE, que acompanhou e treinou a equipe do Repositório da UFRPE. O Projeto contou ainda com a contribuição da Coordenação de Processamento Técnico da Biblioteca Central da UFRPE, responsáveis pela indexação da coleção.

Já no ano de 2018, foi dado início ao projeto para o depósito dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu da UFRPE no RI, contando com a participação dos bibliotecários do SIB-UFRPE. Neste mesmo ano, deu-se início à inserção de livros e capítulos de livros da Editora Universitária no RI. Em abril de 2021, foi publicado o regulamento do RI UFRPE, através da Resolução 086/2021 do CONSU, que instituiu: participantes do Comitê Gestor do RI UFRPE, eixos de atuação, tipos e formatos admitidos e demais procedimentos para publicização de documentos. No mesmo ano, foi realizada, em parceria com a STD/UFRPE, a atualização do Software DSPACE para a versão 6.2, possibilitando a correção de falhas e melhorias na ferramenta.

A partir de abril de 2022, deu-se início ao processo de customização da interface gráfica do software DSPACE, com a finalidade de torná-la mais intuitiva e de fácil navegação. Além da modernização da interface gráfica, estão previstos ajustes de cunho técnico como: a readequação da sua arquitetura de informação, a correção de falhas internas, a ativação das ferramentas de acessibilidade e a habilitação de idiomas. Para a realização de melhorias na plataforma, o RI UFRPE vem buscando parcerias intra e interinstitucionais, como o Núcleo de Acessibilidade da UFRPE (NACES-UFRPE), e o Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará, referência no cenário nacional.

Estão previstos para o período de 2022 - 2024: atualização do compartilhamento dos metadados por meio do protocolo OAI-PMH junto à plataforma Oasis.br do IBICT; elaboração da política de preservação digital do RI UFRPE; planejamento e implementação do autoarquivamento dos documentos; planejamento e execução de ações para digitalização de coleções científicas e de memória; revisões periódicas da política de regulamento do RI UFRPE.


Missão

Promover o acesso aberto ao conhecimento científico, acadêmico e cultural produzidos na Universidade Federal Rural de Pernambuco de maneira ampla, inclusiva e de qualidade.


Visão

Ser reconhecido como uma relevante plataforma digital de pesquisa, na qual o conhecimento esteja organizado de forma a contribuir com o avanço da pesquisa, ensino e memória da comunidade acadêmica nos contextos local, regional, nacional e internacional.


Objetivos