Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5516
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Cleide Oliveira | - |
dc.contributor.author | Lima, Jonathas Vinícius Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T19:40:49Z | - |
dc.date.available | 2024-01-26T19:40:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Jonathas Vinicius Barbosa. Estratégias utilizadas por alunos de 8° ano ao resolverem tarefas exploratórias de expressões algébricas. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5516 | - |
dc.description | Esta pesquisa tem por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos de 8º ano ao resolverem tarefas exploratórias de expressões algébricas. Em termos de abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que analisou as estratégias e dificuldades que os alunos do 8° ano apresentam quando resolvem tarefas exploratórias sobre expressões algébricas. Os participantes foram trinta e quatro alunos de uma turma do 8º ano do ensino fundamental, de uma escola particular da região metropolitana do Recife-PE. Os dados foram adquiridos por meio de observações diretas na sala de aula, além de registros de fotos dos materiais dos alunos e de seus documentos escritos ao responderem à tarefa. Após analisar as informações, observou-se que os alunos apresentaram entendimentos sobre pensamento algébrico ao supor que determinada sentença vale qualquer valor. Apresentam também dificuldades na interpretação e generalização em expressões algébricas. Apresenta-se a necessidade de mais pesquisas como essa, assim como a busca dessas informações relacionadas à tarefas exploratórias, intencionando uma maior compreensão e desenvolvimento algébrico, assim como, em outros domínios da matemática. Posto isso, espera-se, ainda, colaborar tanto para o campo da álgebra quanto para análises de tarefas exploratórias. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.title | Estratégias utilizadas por alunos de 8º ano ao resolverem tarefas exploratórias de expressões algébricas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6322702078126682 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Matemática (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_jonathasviniciusbarbosalima.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons