Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4280
Título: Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE.
Autor: Guerra, Gustavo Oliveira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7926337290964360
Orientador: Portela Júnior, Aristeu
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2261345425063739
Palavras-chave: Educação integral;Comunidade e escola;Desenvolvimento local
Data do documento: 23-Fev-2021
Citação: Guerra, Gustavo Oliveira. Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This research work sought to investigate the perceptions of teachers of a municipal school in the Comportas neighborhood in Jaboatão dos Guararapes-PE, which offers Comprehensive Education, About the impacts that this causes on the local development of their community. This being the general objective. To this end, a qualitative research was carried out, using the Case Study as a methodology and as an instrument for the collection of semi-structured highlighted data with some teachers who work on the projects that the school offers to students and the community. The data were trained to highlight the different impacts that the school has in its community; characterize how this relationship happens and discuss how Integral Education, both as a policy and as a concept of education, can affect these issues. The differences also revealed different perspectives of the teachers about the social character of the school and and the concept of Integral Education.
Resumo: Este trabalho de pesquisa buscou investigar as percepções de professores de uma escola municipal do bairro de Comportas em Jaboatão dos Guararapes - PE, que oferece educação integral, acerca dos impactos que esta causa no desenvolvimento local de sua comunidade. Sendo este o objetivo geral. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como metodologia o estudo de caso e como instrumento para a coleta dos dados entrevistas semiestruturadas com alguns professores que atuam nos projetos que a escola oferece para os alunos e para a comunidade. Os dados foram analisados permitindo-nos destacar os diversos impactos que a escola tem causado em sua comunidade; caracterizar como acontece essa relação e discutir como a educação integral, tanto como política quanto como concepção de educação, pode incidir nestas questões. As entrevistas revelaram ainda diferentes perspectivas dos professores acerca do caráter social da escola e do conceito de educação integral.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4280
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_gustavooliveiraguerra.pdf650,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.