Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPortela Júnior, Aristeu-
dc.contributor.authorGuerra, Gustavo Oliveira-
dc.date.accessioned2023-03-30T20:40:32Z-
dc.date.available2023-03-30T20:40:32Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.identifier.citationGuerra, Gustavo Oliveira. Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4280-
dc.descriptionEste trabalho de pesquisa buscou investigar as percepções de professores de uma escola municipal do bairro de Comportas em Jaboatão dos Guararapes - PE, que oferece educação integral, acerca dos impactos que esta causa no desenvolvimento local de sua comunidade. Sendo este o objetivo geral. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como metodologia o estudo de caso e como instrumento para a coleta dos dados entrevistas semiestruturadas com alguns professores que atuam nos projetos que a escola oferece para os alunos e para a comunidade. Os dados foram analisados permitindo-nos destacar os diversos impactos que a escola tem causado em sua comunidade; caracterizar como acontece essa relação e discutir como a educação integral, tanto como política quanto como concepção de educação, pode incidir nestas questões. As entrevistas revelaram ainda diferentes perspectivas dos professores acerca do caráter social da escola e do conceito de educação integral.pt_BR
dc.description.abstractThis research work sought to investigate the perceptions of teachers of a municipal school in the Comportas neighborhood in Jaboatão dos Guararapes-PE, which offers Comprehensive Education, About the impacts that this causes on the local development of their community. This being the general objective. To this end, a qualitative research was carried out, using the Case Study as a methodology and as an instrument for the collection of semi-structured highlighted data with some teachers who work on the projects that the school offers to students and the community. The data were trained to highlight the different impacts that the school has in its community; characterize how this relationship happens and discuss how Integral Education, both as a policy and as a concept of education, can affect these issues. The differences also revealed different perspectives of the teachers about the social character of the school and and the concept of Integral Education.pt_BR
dc.format.extent61 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectComunidade e escolapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento localpt_BR
dc.titlePráticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7926337290964360pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2261345425063739pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_gustavooliveiraguerra.pdf650,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.