Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3747
Título: Recursos Educacionais Abertos - REA: em busca de estratégias metodológicas para apoiar a educação literária aberta no ensino médio
Autor: Silva, Eduardo Ferreira da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5026264102012429
Orientador: Silva, Ivanda Maria Martins
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
Palavras-chave: Literatura – Estudo e ensino;Recursos Educacionais Abertos (REA);Base Nacional Comum Curricular;Ensino médio
Data do documento: 14-Ago-2021
Citação: SILVA, Eduardo Ferreira da. Recursos Educacionais Abertos - REA: em busca de estratégias metodológicas para apoiar a educação literária aberta no ensino médio. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O ensino de literatura em tempos de inovações tecnológicas requer uma mudança significativa de paradigmas. Em outras palavras, precisamos repensar a educação literária tradicional, focada apenas em abordagens anacrônicas e dissociadas das demandas de aprendizagem dos estudantes. Norteados por essa questão, o objetivo geral deste trabalho foi propor estratégias didático-metodológicas direcionadas ao ensino de literatura no nível médio, visando à formação de leitores críticos e autônomos no contexto da cultura digital, levando em conta as potencialidades dos Recursos Educacionais Abertos (REA). Como aporte teórico, foram priorizadas as abordagens de Amiel (2012), Colomer (2007), Coscarelli e Cafiero (2013), Cosson (2006, 2014, 2020), Dalvi (2013), Martins (2006, 2014), Rouxel (2013), Todorov (2009) e Zilberman (2008, 2009). Tais autores(as) refletem sobre a questão do ensino de literatura e endossam a fragilidade de muitas práticas herdadas do passado – baseadas no historicismo e biografismo literário – que necessitam ser revistas. Também discutem sobre os REA e como eles podem dinamizar e democratizar a educação aberta em cenários on-line de aprendizagem. Em relação à metodologia adotada, priorizamos a abordagem qualitativa, utilizando como técnicas a pesquisa bibliográfica, no debruçando sobre materiais já produzidos acerca do tema, e a exploratória/descritiva, esta última sendo realizada no ciberespaço para mapeamento de plataformas digitais de Educação Aberta, visando à coleta de dados com foco em REA que pudessem ser explorados em propostas metodológicas para a educação literária aberta. Também investigamos como as diretrizes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõem o ensino de literatura no contexto da cultura digital. Esperamos que o presente trabalho contribua para uma reflexão crítica acerca da importância de se propor estratégias didático-metodológicas articuladas aos REA, enxergando as potencialidades que eles possuem para transformar positivamente a educação literária aberta.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3747
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_eduardoferreiradasilva.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.