Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Ivanda Maria Martins-
dc.contributor.authorSilva, Eduardo Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-01-17T12:50:14Z-
dc.date.available2023-01-17T12:50:14Z-
dc.date.issued2021-08-14-
dc.identifier.citationSILVA, Eduardo Ferreira da. Recursos Educacionais Abertos - REA: em busca de estratégias metodológicas para apoiar a educação literária aberta no ensino médio. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3747-
dc.descriptionO ensino de literatura em tempos de inovações tecnológicas requer uma mudança significativa de paradigmas. Em outras palavras, precisamos repensar a educação literária tradicional, focada apenas em abordagens anacrônicas e dissociadas das demandas de aprendizagem dos estudantes. Norteados por essa questão, o objetivo geral deste trabalho foi propor estratégias didático-metodológicas direcionadas ao ensino de literatura no nível médio, visando à formação de leitores críticos e autônomos no contexto da cultura digital, levando em conta as potencialidades dos Recursos Educacionais Abertos (REA). Como aporte teórico, foram priorizadas as abordagens de Amiel (2012), Colomer (2007), Coscarelli e Cafiero (2013), Cosson (2006, 2014, 2020), Dalvi (2013), Martins (2006, 2014), Rouxel (2013), Todorov (2009) e Zilberman (2008, 2009). Tais autores(as) refletem sobre a questão do ensino de literatura e endossam a fragilidade de muitas práticas herdadas do passado – baseadas no historicismo e biografismo literário – que necessitam ser revistas. Também discutem sobre os REA e como eles podem dinamizar e democratizar a educação aberta em cenários on-line de aprendizagem. Em relação à metodologia adotada, priorizamos a abordagem qualitativa, utilizando como técnicas a pesquisa bibliográfica, no debruçando sobre materiais já produzidos acerca do tema, e a exploratória/descritiva, esta última sendo realizada no ciberespaço para mapeamento de plataformas digitais de Educação Aberta, visando à coleta de dados com foco em REA que pudessem ser explorados em propostas metodológicas para a educação literária aberta. Também investigamos como as diretrizes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõem o ensino de literatura no contexto da cultura digital. Esperamos que o presente trabalho contribua para uma reflexão crítica acerca da importância de se propor estratégias didático-metodológicas articuladas aos REA, enxergando as potencialidades que eles possuem para transformar positivamente a educação literária aberta.pt_BR
dc.format.extent39 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRecursos Educacionais Abertos (REA)pt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleRecursos Educacionais Abertos - REA: em busca de estratégias metodológicas para apoiar a educação literária aberta no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5026264102012429pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8436216704557833pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_eduardoferreiradasilva.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.