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Título: Significados atribuídos ao sinal de igualdade em sentenças de adição por estudantes do 6º ano do ensino fundamental
Autor: Oliveira, Maria Eduarda Nunes de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3351831899092744
Orientador: Espíndola, Elisângela Bastos de Melo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0367382856462792
Palavras-chave: Matemática;Ensino fundamental;Adição;Sinal de igualdade
Data do documento: 9-Jun-2022
Citação: OLIVEIRA, Maria Eduarda Nunes de. Significados atribuídos ao sinal de igualdade em sentenças de adição por estudantes do 6º ano do ensino fundamental. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: This research aims to analyze the meanings attributed by students of the 6th year of Elementary School on the equal sign in the resolution of addition sentences. In order to do so, we take as a theoretical-methodological reference studies that discuss the meanings of the equal sign in an operational and relational perspective. Data collection was performed using a diagnostic test with five questions with addition sentences. The test was applied in two classes of the 6th year of Elementary School in two private schools, one located in Olinda – PE and the other in Recife – PE. 19 students participated in the research. The test results show that most students, who made mistakes in solving sentences, presented the notion of the operational equality sign, as they understand that the equal sign is a direct indication of the result of an operation, that is, “operation = result". For those who attributed the meaning, in a relational perspective, to the equal sign, we can identify that most of them used arithmetic procedures both to determine the unknown term and to determine whether the sentence would be true or false, demonstrating dependence on the performance of arithmetic operations. involved in solving addition sentences.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar os significados atribuídos ao sinal de igualdade em sentenças de adição por estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Para tanto, tomamos como referência teórico-metodológica estudos que discutem os significados do sinal de igualdade em uma perspectiva operacional e relacional. A coleta de dados foi realizada a partir de um teste com cinco questões com sentenças de adição, ele foi aplicado em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de duas escolas da rede privada, uma localizada em Olinda - PE e outra em Recife - PE. Participaram da pesquisa 19 estudantes. Os resultados do teste apontam que a maioria dos estudantes, que errou a resolução das sentenças, apresentou a noção do sinal de igualdade operacional, por entenderem que o sinal de igual é uma indicação direta do resultado de uma operação, isto é, “operação = resultado”. Para os que atribuíram o significado, em perspectiva relacional, identificamos que a maior parte deles utilizou procedimentos aritméticos tanto para determinar o termo desconhecido, como para determinar se a sentença seria verdadeira ou falsa, demonstrando dependência da realização das operações aritméticas envolvidas na resolução das sentenças de adição.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3187
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