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dc.contributor.advisorEspíndola, Elisângela Bastos de Melo-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Eduarda Nunes de-
dc.date.accessioned2022-09-05T14:41:34Z-
dc.date.available2022-09-05T14:41:34Z-
dc.date.issued2022-06-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Eduarda Nunes de. Significados atribuídos ao sinal de igualdade em sentenças de adição por estudantes do 6º ano do ensino fundamental. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3187-
dc.descriptionEsta pesquisa tem por objetivo analisar os significados atribuídos ao sinal de igualdade em sentenças de adição por estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Para tanto, tomamos como referência teórico-metodológica estudos que discutem os significados do sinal de igualdade em uma perspectiva operacional e relacional. A coleta de dados foi realizada a partir de um teste com cinco questões com sentenças de adição, ele foi aplicado em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de duas escolas da rede privada, uma localizada em Olinda - PE e outra em Recife - PE. Participaram da pesquisa 19 estudantes. Os resultados do teste apontam que a maioria dos estudantes, que errou a resolução das sentenças, apresentou a noção do sinal de igualdade operacional, por entenderem que o sinal de igual é uma indicação direta do resultado de uma operação, isto é, “operação = resultado”. Para os que atribuíram o significado, em perspectiva relacional, identificamos que a maior parte deles utilizou procedimentos aritméticos tanto para determinar o termo desconhecido, como para determinar se a sentença seria verdadeira ou falsa, demonstrando dependência da realização das operações aritméticas envolvidas na resolução das sentenças de adição.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the meanings attributed by students of the 6th year of Elementary School on the equal sign in the resolution of addition sentences. In order to do so, we take as a theoretical-methodological reference studies that discuss the meanings of the equal sign in an operational and relational perspective. Data collection was performed using a diagnostic test with five questions with addition sentences. The test was applied in two classes of the 6th year of Elementary School in two private schools, one located in Olinda – PE and the other in Recife – PE. 19 students participated in the research. The test results show that most students, who made mistakes in solving sentences, presented the notion of the operational equality sign, as they understand that the equal sign is a direct indication of the result of an operation, that is, “operation = result". For those who attributed the meaning, in a relational perspective, to the equal sign, we can identify that most of them used arithmetic procedures both to determine the unknown term and to determine whether the sentence would be true or false, demonstrating dependence on the performance of arithmetic operations. involved in solving addition sentences.pt_BR
dc.format.extent46 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAdiçãopt_BR
dc.subjectSinal de igualdadept_BR
dc.titleSignificados atribuídos ao sinal de igualdade em sentenças de adição por estudantes do 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3351831899092744pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0367382856462792pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Matemáticapt_BR
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