Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/926
Título: Diferenciais de salário e discriminação por sexo no mercado de trabalho em Pernambuco, 2017
Autor: Lima, Vitória Roberta Martins de Melo Galindo de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3083257187748186
Orientador: Abreu, Eliane Aparecida Pereira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3101422198167935
Palavras-chave: Discriminação de sexo no emprego;Mercado de Trabalho;Discriminação no emprego
Data do documento: 2019
Citação: SOUZA, Vitória Monteiro Paz. Uma análise dos efeitos da corrupção sobre os indicadores de Desenvolvimento econômico dos países do BRICS. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Ciências Econômicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: In face of the problem of inequality between men and women in the labor market, this study proposes to analyze wage differentials by sex in Pernambuco in 2017 in order to distinguish the parts that can be attributed to differences of qualifications and to the discrimination. For this, the Ordinary Least Squares (OLS) method is used to estimate income equations based on the Mincer equation for both sexes and the Oaxaca decomposition in the measurement of discrimination. The mentioned procedures were carried out from the microdata bank of the Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) available for 2017. As main result, in the state, for that year, women earned less than they should and discrimination in the labor market cannot be denied as cause.
Resumo: Diante do problema da desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, este estudo propõe-se a analisar os diferenciais de salário por sexo em Pernambuco no ano de 2017 a fim de distinguir a parcela de rendimento que pode ser atribuída às diferenças de qualificação da que tem origem na discriminação. Para tanto, faz-se uso do método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) na estimação de equações de rendimento com base na equação de Mincer para ambos os sexos e da decomposição de Oaxaca na mensuração da discriminação. Os procedimentos mencionados foram realizados a partir do banco de microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) disponível para o ano de 2017. Como principal resultado, tem-se que, no estado, para o referido ano, as mulheres receberam menos do que deveriam receber e não se pode negar a discriminação no mercado de trabalho como causa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/926
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_vitoriarobertamartinsdemelogalindodelima.pdf457,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.