Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/865
Título: Os fazeres de uma professora para o ensino da língua escrita no último ano da Educação Infantil
Autor: Santos, Regina Cássia Araújo dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5385483350708728
Orientador: Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7731108870085614
Palavras-chave: Educação infantil;Língua portuguesa - Escrita - Estudo e ensino;Crianças - Escrita - Estudo e ensino;Prática de ensino
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS, Regina Cássia Araújo dos. Os fazeres de uma professora para o ensino da língua escrita no último ano da Educação Infantil. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Esta investigación tuvo por objetivo investigar la práctica pedagógica de una maestra de la educación para niños respecto a la enseñanza de la lengua escrita en el ultimo año de la educación infantil, específicamente, buscamos analizar las actividades que la maestra realizaba para la enseñanza de la lengua escrita; analizar la rutina de la maestra de la educación infantil. Para tanto, elegimos una maestra del último año de la Educación Infantil, de un CEMEI de la región metropolitana de Recife. Realizamos un estudio de caso y utilizamos como principal instrumento la observación participante. Los resultados de la pesquisa apuntaron que la profesora observadora teorizaba su práctica, asimismo, realizaba pocas actividades lúdicas que involucrasen la enseñanza de la lengua escrita, como Morais (2002) propone. Destacamos también la inflexibilidad de la directora en relación a la propuesta curricular de la ciudad.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar a prática pedagógica de uma professora da educação infantil em relação ao ensino da língua escrita no último ano da educação infantil, especificamente, buscamos analisar as atividades que a professora realizava para o ensino da língua escrita; analisar a rotina da professora da educação infantil. Para isso, escolhemos uma professora do último ano da Educação Infantil, de um CEMEI, da região metropolitana do Recife. Realizamos um estudo de caso e utilizamos como principal instrumento, a observação participante. Os resultados da pesquisa apontaram que a professora observada teorizava a sua prática, contudo, realizava poucas atividades lúdicas que envolvessem o ensino da língua escrita, como Morais (2002) propõe. Destacamos também, a não flexibilização da diretora em relação à proposta curricular do município.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/865
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_reginacassiaaraujodossantos.pdf489,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.