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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/859
Título: | O ruído no ambiente educacional: como os professores percebem este problema |
Autor: | Nascimento, Maria do Socorro do |
Orientador: | Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5330024930917910 |
Palavras-chave: | Ruído - Medição;Ambiente escolar - Aspectos da saúde;Percepção auditiva - Efeito fisiológico |
Data do documento: | 14-Jan-2019 |
Citação: | NASCIMENTO, Maria do Socorro do. O ruído no ambiente educacional: como os professores percebem este problema. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Noise is considered a physical agent of concern to the World Health Organization and can be classified as a public health problem. In the school environment, the impacts and losses are adverse and research indicates worrying indicators (DREOSSI, 2004; GERGES, 2000; SOUZA, 2005). Indicating that noise negatively affects concentration, memory and learning development, among other impacts despite the recommended tolerance limits. This research proposes to contribute to a better understanding of the teachers' perception regarding the presence and impacts that noise can trigger. For this purpose, a multiple choice questionnaire was applied and the Sound Pressure Levels were measured using the current legislation as a benchmark. |
Resumo: | O ruído é considerado um agente físico preocupante para a Organização Mundial de Saúde, podendo ser classificado como um problema de saúde pública. No ambiente escolar, os impactos e prejuízos são adversos e pesquisas apontam indicadores preocupantes (DREOSSI, 2004; GERGES, 2000; SOUZA, 2005). Indicando que o ruído afeta negativamente a concentração, a memória e o desenvolvimento da aprendizagem dentre outros impactos apesar dos limites de tolerância recomendados. Esta pesquisa se propõe em contribuir para um melhor entendimento quanto a percepção das professoras em relação a presença e os impactos que o ruído pode desencadear. Para isto, foi aplicado um questionário de múltipla escolha e realizada a medição dos Níveis de Pressão Sonora utilizando como parâmetro de comparação, a legislação vigente. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/859 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede) |
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