Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/713
Título: Relatório de estágio supervisionado obrigatório realizado em restaurante de cozinha brasileira contemporânea de ingredientes
Autor: Barreto, Gabriela Pires
Orientador: Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6140791519234633
Palavras-chave: Técnicas culinárias;Controle de estoque;Restaurantes - Administração
Data do documento: Ago-2018
Citação: BARRETO, Gabriela Pires. Relatório de estágio supervisionado obrigatório realizado em restaurante de cozinha brasileira contemporânea de ingredientes. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: A cozinha brasileira contemporânea, pautada na cozinha de ingredientes, busca a aplicação de diferentes técnicas e insumos em preparações tradicionais e cotidianas, sem temer a perda de sua identidade histórica e cultural. Este relatório tem como objetivo descrever as atividades realizadas no Estágio Supervisionado Obrigatório em restaurante de cozinha brasileira contemporânea de ingredientes. As atividades realizadas durante o estágio abrangeram a aplicação de técnicas culinárias para a realização de mise en place, pré-preparo e preparo de alimentos e finalização de pratos. Houve também, controle de estoque seco juntamente com a elaboração de lista de compras e limpeza e organização da despensa diária. Este relatório traz também um contraste entre o lado acadêmico e o comercial de um serviço de alimentação. Os desafios que permeiam o modelo ideal, que é estudado e ensinado em sala de aula, e o restaurante real, com suas necessidades de adequações técnicas. Apesar desse contraste, fica evidente a necessidade de prospecções para o aperfeiçoamento e padronização de técnicas e procedimentos, assim como o desenvolvimento contínuo de novos estudos para disponibilizar uma literatura cada vez mais vasta e completa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/713
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Gastronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriela Pires Barreto.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.