Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6762
Título: Tecnologia digitais e a compreensão leitora no Ensino Médio : uma pesquisa bibliográfica
Autor: Ferreira, Jusciane de Sousa
Orientador: Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5560834728346049
Palavras-chave: Tecnologias digitais;Compreensão na leitura;Leitura (Ensino médio)
Data do documento: 27-Out-2023
Citação: FERREIRA, Jusciane de Sousa. Tecnologia digitais e a compreensão leitora no Ensino Médio : uma pesquisa bibliográfica. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Afrânio, PE, 2023.
Resumo: O presente estudo apresenta como objetivo geral investigar como as tecnologias digitais podem afetar ou não na compreensão leitora no Ensino Médio, partindo do pressuposto de que a educação e a cultura digital estão lado a lado com os jovens. De forma específica pretende-se identificar os prós e os contras da utilização dos recursos tecnológicos associados ao processo de ensino de leitura e apresentar como a BNCC direciona a respeito do desenvolvimento leitor e o papel das tecnologias nesse cenário. No intuito de alcançar seu objetivo, o artigo trata de uma abordagem qualitativa com ênfase no levantamento bibliográfico, apresentando como embasamento o documento BNCC do Ensino Médio e, como objetos de análise produções científicas do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, selecionadas pela filtragem da plataforma. A pesquisa buscou mostrar as possibilidades que as tecnologias podem proporcionar associados à educação como a personalização do ensino, fortalecimento do acolhimento social, dinamicidade, formação de opinião, como também desafios como fadiga, cansaço excessivo, indisciplina, falta de concentração entre tantos outros. No trato com as tecnologias é imprescindível que haja uma organização do ensino e definição de objetivos significativos, tanto para alunos como para professores para que assim os caminhos da aquisição da aprendizagem e compreensão leitora sejam possíveis.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6762
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_juscianedesousaferreiranunes.pdf316 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons