Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6762
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLarré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo-
dc.contributor.authorFerreira, Jusciane de Sousa-
dc.date.accessioned2025-02-24T13:05:42Z-
dc.date.available2025-02-24T13:05:42Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, Jusciane de Sousa. Tecnologia digitais e a compreensão leitora no Ensino Médio : uma pesquisa bibliográfica. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Afrânio, PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6762-
dc.descriptionO presente estudo apresenta como objetivo geral investigar como as tecnologias digitais podem afetar ou não na compreensão leitora no Ensino Médio, partindo do pressuposto de que a educação e a cultura digital estão lado a lado com os jovens. De forma específica pretende-se identificar os prós e os contras da utilização dos recursos tecnológicos associados ao processo de ensino de leitura e apresentar como a BNCC direciona a respeito do desenvolvimento leitor e o papel das tecnologias nesse cenário. No intuito de alcançar seu objetivo, o artigo trata de uma abordagem qualitativa com ênfase no levantamento bibliográfico, apresentando como embasamento o documento BNCC do Ensino Médio e, como objetos de análise produções científicas do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, selecionadas pela filtragem da plataforma. A pesquisa buscou mostrar as possibilidades que as tecnologias podem proporcionar associados à educação como a personalização do ensino, fortalecimento do acolhimento social, dinamicidade, formação de opinião, como também desafios como fadiga, cansaço excessivo, indisciplina, falta de concentração entre tantos outros. No trato com as tecnologias é imprescindível que haja uma organização do ensino e definição de objetivos significativos, tanto para alunos como para professores para que assim os caminhos da aquisição da aprendizagem e compreensão leitora sejam possíveis.pt_BR
dc.description.sponsorshipUABpt_BR
dc.format.extent16f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectLeitura (Ensino médio)pt_BR
dc.titleTecnologia digitais e a compreensão leitora no Ensino Médio : uma pesquisa bibliográficapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5560834728346049pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localAfrânio, PEpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_juscianedesousaferreiranunes.pdf316 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons