Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6509
Título: | PaintCode: um ambiente de programação baseada em blocos para o ensino de conceitos básicos de Programação |
Autor: | Silva, João Emerson Niculau da |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/6960607042909886 |
Orientador: | D'Emery, Richarlyson Alves |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/3553920177544450 |
Palavras-chave: | Software educacional;Programação lógica (Computação) |
Citação: | SILVA, João Emerson Niculau da. PaintCode: um ambiente de programação baseada em blocos para o ensino de conceitos básicos de Programação. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021. |
Abstract: | Introduction: Programming is a challenge in Computing, both for its complexity and for being a subject not taught in basic education. With educational software, its introduction and practice can be aided. Goals: To present the PaintCode software that helps teaching and learning of basic programming concepts. Methods: Use Python, the MVC architectural pattern, good design principles and block programming. Usability assessment uses System Usability Scale (SUS) and statistical inference by Chi-Square and ANOVA. Results: SUS is 91.38 points, with best imaginable adjectives SUS and hypothesis is proven a significant contribution to the teaching and learning process of basic programming concepts. |
Resumo: | Introdução: Programação é desafio na Computação, tanto pela complexidade, como por ser assunto não ensinado na educação básica. Comvsoftware educacional pode-se auxiliar a sua introdução e prática. Objetivo: Apresentar o software PaintCode que auxilia o ensino e a aprendizagem de conceitos básicos de Programação. Métodos: Utiliza codificação Python, padrão arquitetural MVC, boas práticas de design e programação em blocos. A avaliação de usabilidade é dada por System Usability Scale (SUS) e inferência estatística por Qui-Quadrado e ANOVA. Resultados: Avaliação SUS é de 91,38 pontos, classificado como melhor imaginável e hipótese comprovada da contribuição significante para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos básicos de Programação |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6509 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_joaoemersonniculaudasilva.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons