Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6509
Título: PaintCode: um ambiente de programação baseada em blocos para o ensino de conceitos básicos de Programação
Autor: Silva, João Emerson Niculau da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6960607042909886
Orientador: D'Emery, Richarlyson Alves
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3553920177544450
Palavras-chave: Software educacional;Programação lógica (Computação)
Citação: SILVA, João Emerson Niculau da. PaintCode: um ambiente de programação baseada em blocos para o ensino de conceitos básicos de Programação. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021.
Abstract: Introduction: Programming is a challenge in Computing, both for its complexity and for being a subject not taught in basic education. With educational software, its introduction and practice can be aided. Goals: To present the PaintCode software that helps teaching and learning of basic programming concepts. Methods: Use Python, the MVC architectural pattern, good design principles and block programming. Usability assessment uses System Usability Scale (SUS) and statistical inference by Chi-Square and ANOVA. Results: SUS is 91.38 points, with best imaginable adjectives SUS and hypothesis is proven a significant contribution to the teaching and learning process of basic programming concepts.
Resumo: Introdução: Programação é desafio na Computação, tanto pela complexidade, como por ser assunto não ensinado na educação básica. Comvsoftware educacional pode-se auxiliar a sua introdução e prática. Objetivo: Apresentar o software PaintCode que auxilia o ensino e a aprendizagem de conceitos básicos de Programação. Métodos: Utiliza codificação Python, padrão arquitetural MVC, boas práticas de design e programação em blocos. A avaliação de usabilidade é dada por System Usability Scale (SUS) e inferência estatística por Qui-Quadrado e ANOVA. Resultados: Avaliação SUS é de 91,38 pontos, classificado como melhor imaginável e hipótese comprovada da contribuição significante para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos básicos de Programação
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6509
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_joaoemersonniculaudasilva.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons