Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorD'Emery, Richarlyson Alves-
dc.contributor.authorSilva, João Emerson Niculau da-
dc.date.accessioned2024-11-13T20:06:37Z-
dc.date.available2024-11-13T20:06:37Z-
dc.identifier.citationSILVA, João Emerson Niculau da. PaintCode: um ambiente de programação baseada em blocos para o ensino de conceitos básicos de Programação. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6509-
dc.descriptionIntrodução: Programação é desafio na Computação, tanto pela complexidade, como por ser assunto não ensinado na educação básica. Comvsoftware educacional pode-se auxiliar a sua introdução e prática. Objetivo: Apresentar o software PaintCode que auxilia o ensino e a aprendizagem de conceitos básicos de Programação. Métodos: Utiliza codificação Python, padrão arquitetural MVC, boas práticas de design e programação em blocos. A avaliação de usabilidade é dada por System Usability Scale (SUS) e inferência estatística por Qui-Quadrado e ANOVA. Resultados: Avaliação SUS é de 91,38 pontos, classificado como melhor imaginável e hipótese comprovada da contribuição significante para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos básicos de Programaçãopt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Programming is a challenge in Computing, both for its complexity and for being a subject not taught in basic education. With educational software, its introduction and practice can be aided. Goals: To present the PaintCode software that helps teaching and learning of basic programming concepts. Methods: Use Python, the MVC architectural pattern, good design principles and block programming. Usability assessment uses System Usability Scale (SUS) and statistical inference by Chi-Square and ANOVA. Results: SUS is 91.38 points, with best imaginable adjectives SUS and hypothesis is proven a significant contribution to the teaching and learning process of basic programming concepts.pt_BR
dc.format.extent33 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectProgramação lógica (Computação)pt_BR
dc.titlePaintCode: um ambiente de programação baseada em blocos para o ensino de conceitos básicos de Programaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6960607042909886pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3553920177544450pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localSerra Talhadapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Serra Talhadapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_joaoemersonniculaudasilva.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons