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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6507
Título: | Desenvolvimento de um ambiente para auxiliar a prática de lógica de programação: uma abordagem de gamificação |
Autor: | Nogueira, José Elvis da Silva Souza |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/7744856274390660 |
Orientador: | D'Emery, Richarlyson Alves |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/3553920177544450 |
Palavras-chave: | Jogos educativos;Gamificação.;Programação lógica (Computação) |
Data do documento: | 3-Mar-2021 |
Citação: | NOGUEIRA, José Elvis da Silva Souza. Desenvolvimento de um ambiente para auxiliar a prática de lógica de programação: uma abordagem de gamificação. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021. |
Abstract: | Introduction: learning to program is difficult, a fact verified by the high failure rates in courses in the area of Computing, one of the causes being the difficulty of assimilating logical-mathematical concepts. Educational soft- ware is an alternative to mitigate this problem. Objective: to present the deve- lopment of a game that helps in the practice of Logical Expressions. Method: the coding will be in Java. The organization is given in MVC. XML is used for data storage. The game was assessed using the MEEGA methods; SUS and hy- pothesis testing. Results: it was verified through the SUS evaluation, reconciled the analysis of the applied questionnaire that the game has characteristics that help in learning, in addition to the quality of the same. |
Resumo: | Introdução: aprender a programar é difícil, fato constatado pelas altas taxas de reprovações em cursos de Computação, uma das causas é a dificuldade de assimilação de conceitos lógico-matemáticos. Software educacional é alternativa para mitigar esse problema. Objetivo: desenvolver um jogo que auxilia na prática de Expressões Lógicas. Método: a codificação é em Java e organizada em MVC. Utiliza-se XML para armazenamento de dados. A avaliação é dada por MEEGA, SUS e testes de hipóteses. Resultados: verificou-se através de SUS e análise por inferência estatística a qualidade do jogo e sua contribuição para o aprendizado de Expressões Lógicas. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6507 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST) |
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