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Título: Desenvolvimento de um ambiente para auxiliar a prática de lógica de programação: uma abordagem de gamificação
Autor: Nogueira, José Elvis da Silva Souza
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7744856274390660
Orientador: D'Emery, Richarlyson Alves
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3553920177544450
Palavras-chave: Jogos educativos;Gamificação.;Programação lógica (Computação)
Data do documento: 3-Mar-2021
Citação: NOGUEIRA, José Elvis da Silva Souza. Desenvolvimento de um ambiente para auxiliar a prática de lógica de programação: uma abordagem de gamificação. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021.
Abstract: Introduction: learning to program is difficult, a fact verified by the high failure rates in courses in the area of Computing, one of the causes being the difficulty of assimilating logical-mathematical concepts. Educational soft- ware is an alternative to mitigate this problem. Objective: to present the deve- lopment of a game that helps in the practice of Logical Expressions. Method: the coding will be in Java. The organization is given in MVC. XML is used for data storage. The game was assessed using the MEEGA methods; SUS and hy- pothesis testing. Results: it was verified through the SUS evaluation, reconciled the analysis of the applied questionnaire that the game has characteristics that help in learning, in addition to the quality of the same.
Resumo: Introdução: aprender a programar é difícil, fato constatado pelas altas taxas de reprovações em cursos de Computação, uma das causas é a dificuldade de assimilação de conceitos lógico-matemáticos. Software educacional é alternativa para mitigar esse problema. Objetivo: desenvolver um jogo que auxilia na prática de Expressões Lógicas. Método: a codificação é em Java e organizada em MVC. Utiliza-se XML para armazenamento de dados. A avaliação é dada por MEEGA, SUS e testes de hipóteses. Resultados: verificou-se através de SUS e análise por inferência estatística a qualidade do jogo e sua contribuição para o aprendizado de Expressões Lógicas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6507
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