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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorD'Emery, Richarlyson Alves-
dc.contributor.authorNogueira, José Elvis da Silva Souza-
dc.date.accessioned2024-11-13T19:08:37Z-
dc.date.available2024-11-13T19:08:37Z-
dc.date.issued2021-03-03-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, José Elvis da Silva Souza. Desenvolvimento de um ambiente para auxiliar a prática de lógica de programação: uma abordagem de gamificação. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6507-
dc.descriptionIntrodução: aprender a programar é difícil, fato constatado pelas altas taxas de reprovações em cursos de Computação, uma das causas é a dificuldade de assimilação de conceitos lógico-matemáticos. Software educacional é alternativa para mitigar esse problema. Objetivo: desenvolver um jogo que auxilia na prática de Expressões Lógicas. Método: a codificação é em Java e organizada em MVC. Utiliza-se XML para armazenamento de dados. A avaliação é dada por MEEGA, SUS e testes de hipóteses. Resultados: verificou-se através de SUS e análise por inferência estatística a qualidade do jogo e sua contribuição para o aprendizado de Expressões Lógicas.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: learning to program is difficult, a fact verified by the high failure rates in courses in the area of Computing, one of the causes being the difficulty of assimilating logical-mathematical concepts. Educational soft- ware is an alternative to mitigate this problem. Objective: to present the deve- lopment of a game that helps in the practice of Logical Expressions. Method: the coding will be in Java. The organization is given in MVC. XML is used for data storage. The game was assessed using the MEEGA methods; SUS and hy- pothesis testing. Results: it was verified through the SUS evaluation, reconciled the analysis of the applied questionnaire that the game has characteristics that help in learning, in addition to the quality of the same.pt_BR
dc.format.extent31 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectGamificação.pt_BR
dc.subjectProgramação lógica (Computação)pt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um ambiente para auxiliar a prática de lógica de programação: uma abordagem de gamificaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7744856274390660pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3553920177544450pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localSerra Talhadapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Serra Talhadapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST)

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