Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6304
Título: | Concepções de leitura no livro didático de língua portuguesa: dos documentos oficiais da educação ao ensino de língua materna |
Autor: | Andrade, Karlla Pessoa de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/1825913450330826 |
Orientador: | Ferreira Júnior, José Temístocles |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/6415276115481076 |
Palavras-chave: | Livros didáticos;Leitura;Língua portuguesa - Estudo e ensino |
Data do documento: | 10-Jan-2023 |
Citação: | ANDRADE, Karlla Pessoa de. Concepções de leitura no livro didático de língua portuguesa: dos documentos oficiais da educação ao ensino de língua portuguesa. 2023. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina,PE, 2023. |
Resumo: | A linguagem está na natureza humana e tem sido abordada por diferentes perspectivas no ensino de língua. podendo fazer uma compreensão, interpretação dos diversos textos que circulam o nosso contexto diário. A leitura é reconhecida como um importante eixo para o ensino de língua portuguesa, sendo fundamental para o desenvolvimento do processo de alfabetização promovendo a inserção dos alunos no mundo da cultura e do letramento. Tratase de um estudo de cunho bibliográfico, tem como proposta discutir e compreender as concepções de leitura e suas implicações para o ensino de língua portuguesa materna. Foram utilizadas como base alguns autores que enfatizam e defendem essa temática como Soares, Antunes, Koch; Elias, Marcuschi, Martins, Geraldi, Coracini, Paulo Freire. Foram utilizadas as plataformas Scielo e Google acadêmico, entre o período de 2016 a 2017 e livros com publicações entre 2016 a 2022. As concepções de leitura são essenciais aos professores para que possam se posicionar e intervir conscientemente nas práticas de leitura que oferecem aos seus alunos. Desse modo, foram postos em evidência algumas concepções de leitura, onde foi colocado o pensamento de muitos estudiosos que relatam a leitura com atividade interativa. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6304 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_karllapessoadeandrade.pdf | 836,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons