Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6304
Título: Concepções de leitura no livro didático de língua portuguesa: dos documentos oficiais da educação ao ensino de língua materna
Autor: Andrade, Karlla Pessoa de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1825913450330826
Orientador: Ferreira Júnior, José Temístocles
Endereco Lattes do orientador :  http://lattes.cnpq.br/6415276115481076
Palavras-chave: Livros didáticos;Leitura;Língua portuguesa - Estudo e ensino
Data do documento: 10-Jan-2023
Citação: ANDRADE, Karlla Pessoa de. Concepções de leitura no livro didático de língua portuguesa: dos documentos oficiais da educação ao ensino de língua portuguesa. 2023. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina,PE, 2023.
Resumo: A linguagem está na natureza humana e tem sido abordada por diferentes perspectivas no ensino de língua. podendo fazer uma compreensão, interpretação dos diversos textos que circulam o nosso contexto diário. A leitura é reconhecida como um importante eixo para o ensino de língua portuguesa, sendo fundamental para o desenvolvimento do processo de alfabetização promovendo a inserção dos alunos no mundo da cultura e do letramento. Tratase de um estudo de cunho bibliográfico, tem como proposta discutir e compreender as concepções de leitura e suas implicações para o ensino de língua portuguesa materna. Foram utilizadas como base alguns autores que enfatizam e defendem essa temática como Soares, Antunes, Koch; Elias, Marcuschi, Martins, Geraldi, Coracini, Paulo Freire. Foram utilizadas as plataformas Scielo e Google acadêmico, entre o período de 2016 a 2017 e livros com publicações entre 2016 a 2022. As concepções de leitura são essenciais aos professores para que possam se posicionar e intervir conscientemente nas práticas de leitura que oferecem aos seus alunos. Desse modo, foram postos em evidência algumas concepções de leitura, onde foi colocado o pensamento de muitos estudiosos que relatam a leitura com atividade interativa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6304
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_karllapessoadeandrade.pdf836,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons