Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6216
Título: | O incentivo à leitura literária através da utilização da gamificação |
Autor: | Vieira, Jéssica Steffani de Santana |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2627045707742889 |
Orientador: | Pascoal, Vinicius Gomes |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4337188466286981 |
Palavras-chave: | Leitura literária;Literatura - Estudo e ensino;Gamificação;Metodologias ativas;Ensino médio |
Data do documento: | 18-Dez-2023 |
Citação: | VIEIRA, Jéssica Steffani de Santana. O incentivo à leitura literária através da utilização da gamificação. 2023. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumo: | Este texto aborda o uso de metodologias ativas e gamificação na promoção da leitura literária e no ensino de literatura, com foco específico nos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual em Pernambuco/Brasil. Metodologias ativas incentivam os estudantes a desempenhar um papel ativo em sua aprendizagem, promovendo motivação e envolvimento significativo. A gamificação envolve a incorporação de elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos para melhorar a motivação e a participação. O texto explora os benefícios potenciais do uso da gamificação no ensino de literatura, recorrendo a fontes acadêmicas para apoiar essas ideias. Também enfatiza a importância de fomentar o pensamento crítico e as habilidades de leitura na era digital e sugere que a gamificação pode ser uma ferramenta eficaz para alcançar esse objetivo. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6216 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_jessicassteffanidesantanavierira.pdf | 933,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons