Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6216
Título: O incentivo à leitura literária através da utilização da gamificação
Autor: Vieira, Jéssica Steffani de Santana
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2627045707742889
Orientador: Pascoal, Vinicius Gomes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4337188466286981
Palavras-chave: Leitura literária;Literatura - Estudo e ensino;Gamificação;Metodologias ativas;Ensino médio
Data do documento: 18-Dez-2023
Citação: VIEIRA, Jéssica Steffani de Santana. O incentivo à leitura literária através da utilização da gamificação. 2023. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: Este texto aborda o uso de metodologias ativas e gamificação na promoção da leitura literária e no ensino de literatura, com foco específico nos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual em Pernambuco/Brasil. Metodologias ativas incentivam os estudantes a desempenhar um papel ativo em sua aprendizagem, promovendo motivação e envolvimento significativo. A gamificação envolve a incorporação de elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos para melhorar a motivação e a participação. O texto explora os benefícios potenciais do uso da gamificação no ensino de literatura, recorrendo a fontes acadêmicas para apoiar essas ideias. Também enfatiza a importância de fomentar o pensamento crítico e as habilidades de leitura na era digital e sugere que a gamificação pode ser uma ferramenta eficaz para alcançar esse objetivo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6216
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_jessicassteffanidesantanavierira.pdf933,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons