Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6189
Título: | Letramento crítico e digital no trabalho do docente de língua portuguesa no ensino médio |
Autor: | Gomes, Daiane Pereira da Silva |
Orientador: | Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5560834728346049 |
Palavras-chave: | Letramento;Letramento digital;Língua portuguesa (Ensino médio);Prática docente |
Data do documento: | 22-Nov-2023 |
Citação: | GOMES, Daiane Pereira da Silva. Letramento crítico e digital no trabalho do docente de língua portuguesa no ensino médio. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Afrânio,PE, 2023. |
Resumo: | O presente estudo traz uma análise sobre o ensino do Letramento Crítico a partir de recursos digitais nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio. O Letramento Crítico (LC) é um tema que tem sido alvo de estudos e bastante discutido no que diz respeito ao ensino da leitura. Diversas pesquisas abordam a sua importância e como é imprescindível seu estudo e apropriação na sala de aula. Com isso, o estudo em questão propõe analisar se professores de Língua Portuguesa têm utilizado atividades que possam desenvolver o letramento crítico, a partir do uso de recursos digitais e quais os desafios enfrentados ao preparar atividades críticas de leitura. A análise é relevante, pois com as redes sociais muitos jovens têm acesso aos diversos tipos de textos e muitas vezes leem, mas não interpretam de maneira crítica. A metodologia utilizada foi de abordagem quali / quanti, ateve-se ao estudo professores de Língua Portuguesa, que atuam em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Cavalcanti Filho, localizada no Município de Afrânio-PE. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário aplicado a esses professores. A partir da coleta e análise de dados pode constatar que os professores têm consciência da necessidade de desenvolver práticas de leitura que possibilitem aos alunos caminhos pertinentes que contribuam com o desenvolvimento do LC, a partir do uso dos recursos digitais. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6189 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_daianepereiradasilvagomes.pdf | 766,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons