Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6189
Título: Letramento crítico e digital no trabalho do docente de língua portuguesa no ensino médio
Autor: Gomes, Daiane Pereira da Silva
Orientador: Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5560834728346049
Palavras-chave: Letramento;Letramento digital;Língua portuguesa (Ensino médio);Prática docente
Data do documento: 22-Nov-2023
Citação: GOMES, Daiane Pereira da Silva. Letramento crítico e digital no trabalho do docente de língua portuguesa no ensino médio. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Afrânio,PE, 2023.
Resumo: O presente estudo traz uma análise sobre o ensino do Letramento Crítico a partir de recursos digitais nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio. O Letramento Crítico (LC) é um tema que tem sido alvo de estudos e bastante discutido no que diz respeito ao ensino da leitura. Diversas pesquisas abordam a sua importância e como é imprescindível seu estudo e apropriação na sala de aula. Com isso, o estudo em questão propõe analisar se professores de Língua Portuguesa têm utilizado atividades que possam desenvolver o letramento crítico, a partir do uso de recursos digitais e quais os desafios enfrentados ao preparar atividades críticas de leitura. A análise é relevante, pois com as redes sociais muitos jovens têm acesso aos diversos tipos de textos e muitas vezes leem, mas não interpretam de maneira crítica. A metodologia utilizada foi de abordagem quali / quanti, ateve-se ao estudo professores de Língua Portuguesa, que atuam em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Cavalcanti Filho, localizada no Município de Afrânio-PE. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário aplicado a esses professores. A partir da coleta e análise de dados pode constatar que os professores têm consciência da necessidade de desenvolver práticas de leitura que possibilitem aos alunos caminhos pertinentes que contribuam com o desenvolvimento do LC, a partir do uso dos recursos digitais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6189
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_daianepereiradasilvagomes.pdf766,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons