Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6189
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo | - |
dc.contributor.author | Gomes, Daiane Pereira da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T02:16:53Z | - |
dc.date.available | 2024-09-24T02:16:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Daiane Pereira da Silva. Letramento crítico e digital no trabalho do docente de língua portuguesa no ensino médio. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Afrânio,PE, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6189 | - |
dc.description | O presente estudo traz uma análise sobre o ensino do Letramento Crítico a partir de recursos digitais nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio. O Letramento Crítico (LC) é um tema que tem sido alvo de estudos e bastante discutido no que diz respeito ao ensino da leitura. Diversas pesquisas abordam a sua importância e como é imprescindível seu estudo e apropriação na sala de aula. Com isso, o estudo em questão propõe analisar se professores de Língua Portuguesa têm utilizado atividades que possam desenvolver o letramento crítico, a partir do uso de recursos digitais e quais os desafios enfrentados ao preparar atividades críticas de leitura. A análise é relevante, pois com as redes sociais muitos jovens têm acesso aos diversos tipos de textos e muitas vezes leem, mas não interpretam de maneira crítica. A metodologia utilizada foi de abordagem quali / quanti, ateve-se ao estudo professores de Língua Portuguesa, que atuam em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Cavalcanti Filho, localizada no Município de Afrânio-PE. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário aplicado a esses professores. A partir da coleta e análise de dados pode constatar que os professores têm consciência da necessidade de desenvolver práticas de leitura que possibilitem aos alunos caminhos pertinentes que contribuam com o desenvolvimento do LC, a partir do uso dos recursos digitais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UAB | pt_BR |
dc.format.extent | 30f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt-br | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | Letramento crítico e digital no trabalho do docente de língua portuguesa no ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5560834728346049 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Afrânio, PE | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_daianepereiradasilvagomes.pdf | 766,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons