Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6189
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLarré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo-
dc.contributor.authorGomes, Daiane Pereira da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-24T02:16:53Z-
dc.date.available2024-09-24T02:16:53Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.citationGOMES, Daiane Pereira da Silva. Letramento crítico e digital no trabalho do docente de língua portuguesa no ensino médio. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Afrânio,PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6189-
dc.descriptionO presente estudo traz uma análise sobre o ensino do Letramento Crítico a partir de recursos digitais nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio. O Letramento Crítico (LC) é um tema que tem sido alvo de estudos e bastante discutido no que diz respeito ao ensino da leitura. Diversas pesquisas abordam a sua importância e como é imprescindível seu estudo e apropriação na sala de aula. Com isso, o estudo em questão propõe analisar se professores de Língua Portuguesa têm utilizado atividades que possam desenvolver o letramento crítico, a partir do uso de recursos digitais e quais os desafios enfrentados ao preparar atividades críticas de leitura. A análise é relevante, pois com as redes sociais muitos jovens têm acesso aos diversos tipos de textos e muitas vezes leem, mas não interpretam de maneira crítica. A metodologia utilizada foi de abordagem quali / quanti, ateve-se ao estudo professores de Língua Portuguesa, que atuam em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Cavalcanti Filho, localizada no Município de Afrânio-PE. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário aplicado a esses professores. A partir da coleta e análise de dados pode constatar que os professores têm consciência da necessidade de desenvolver práticas de leitura que possibilitem aos alunos caminhos pertinentes que contribuam com o desenvolvimento do LC, a partir do uso dos recursos digitais.pt_BR
dc.description.sponsorshipUABpt_BR
dc.format.extent30f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleLetramento crítico e digital no trabalho do docente de língua portuguesa no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5560834728346049pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localAfrânio, PEpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_daianepereiradasilvagomes.pdf766,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons