Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6186
Título: A série “Corte de espinhos e rosas” na ótica da recepção
Autor: Alves, Carla Emanuele da Silva
Orientador: Pascoal, Vinicius Gomes
Endereco Lattes do orientador :  http://lattes.cnpq.br/4337188466286981
Palavras-chave: Estética na literatura;Estética da recepção;Corte de Espinhos e Rosas - Crítica e interpretação;Mass, Sarah J., 1986 -
Data do documento: 18-Nov-2023
Citação: ALVES, Carla Emanuele da Silva. A série “Corte de espinhos e rosas” na ótica da recepção. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Literature has a fundamental role in the formation of being, due to its humanizing role that comes from identification through the projection of experience, this point evokes the psychological function of literature that contemplates the need of being through fiction that since the beginning reflects the social and cultural moment in that is inserted. In this way, the work mirrors the author's experience, however the recipient does not have essentially the same experiences, which leads him to give new meaning to the construction presented by the artist. However, the reader needs to understand what he reads, the level of literacy and interest in reading has proven to be a problem, since school education, which tends to be based on the models presented by dyadic books, following a script that values speed, forgetting the need to encourage sensitive reading. Aiming at the need for other types of approaches to literature in the classroom, this article was based on the aesthetics of Iser's reception with a focus on acts of pretending to analyze the Court of Thorns and Roses series by author Sarah J. Mass, demonstrating how the relationship between work and the reader is established, presenting reception as a viable and effective means of awakening the reader's interest in works with themes and language close to current reality, while they are applied as a tool for interdisciplinarity and development of empathic awareness, through through expanding the individual's horizon with regard to traumas and human ills, ignored by the system and society.
Resumo: A literatura tem papel fundamental na formação do ser devido a seu papel humanizador, que provém da identificação pela projeção de experiência. Esse ponto evoca a função psicológica da literatura, que contempla a necessidade do ser pela ficção que, desde os primórdios, reflete o momento social e cultural em que está inserido. Desse modo, a obra espelha a experiência do autor. No entanto, o receptor não possui essencialmente as mesmas vivências do autor, o que o leva a ressignificar a construção apresentada pelo artista. Embora o leitor necessite compreender o que lê, o nível de compreensão e de interesse pela leitura tem se demonstrado um problema desde a formação escolar, que tende a se embasar nos modelos apresentados pelos livros didáticos, seguindo um roteiro que preza pela rapidez, esquecendo a necessidade de estimular a leitura sensível. Visando à necessidade de outros tipos de abordagem da literatura em sala, esse artigo se baseou na estética da recepção de Iser com enfoque dos atos de fingir, para analisar a série “Corte de Espinhos e Rosas”, da autora Sarah J. Mass. Assim, buscou-se demonstrar como a relação entre a obra e o leitor se estabelece, apresentar a recepção como meio viável e eficaz de despertar o interesse do leitor por obras com temática e linguagem próxima à realidade atual, ao passo que estas podem ser aplicadas como ferramenta para a interdisciplinaridade e desenvolvimento da consciência empática, por meio da ampliação do horizonte do indivíduo no que se refere aos traumas e mazelas humanas, ignoradas pelo sistema da sociedade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6186
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_carlaemanueledasilvaalves.pdf406,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons