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dc.contributor.advisorPascoal, Vinicius Gomes-
dc.contributor.authorAlves, Carla Emanuele da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-24T01:40:33Z-
dc.date.available2024-09-24T01:40:33Z-
dc.date.issued2023-11-18-
dc.identifier.citationALVES, Carla Emanuele da Silva. A série “Corte de espinhos e rosas” na ótica da recepção. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6186-
dc.descriptionA literatura tem papel fundamental na formação do ser devido a seu papel humanizador, que provém da identificação pela projeção de experiência. Esse ponto evoca a função psicológica da literatura, que contempla a necessidade do ser pela ficção que, desde os primórdios, reflete o momento social e cultural em que está inserido. Desse modo, a obra espelha a experiência do autor. No entanto, o receptor não possui essencialmente as mesmas vivências do autor, o que o leva a ressignificar a construção apresentada pelo artista. Embora o leitor necessite compreender o que lê, o nível de compreensão e de interesse pela leitura tem se demonstrado um problema desde a formação escolar, que tende a se embasar nos modelos apresentados pelos livros didáticos, seguindo um roteiro que preza pela rapidez, esquecendo a necessidade de estimular a leitura sensível. Visando à necessidade de outros tipos de abordagem da literatura em sala, esse artigo se baseou na estética da recepção de Iser com enfoque dos atos de fingir, para analisar a série “Corte de Espinhos e Rosas”, da autora Sarah J. Mass. Assim, buscou-se demonstrar como a relação entre a obra e o leitor se estabelece, apresentar a recepção como meio viável e eficaz de despertar o interesse do leitor por obras com temática e linguagem próxima à realidade atual, ao passo que estas podem ser aplicadas como ferramenta para a interdisciplinaridade e desenvolvimento da consciência empática, por meio da ampliação do horizonte do indivíduo no que se refere aos traumas e mazelas humanas, ignoradas pelo sistema da sociedade.pt_BR
dc.description.abstractLiterature has a fundamental role in the formation of being, due to its humanizing role that comes from identification through the projection of experience, this point evokes the psychological function of literature that contemplates the need of being through fiction that since the beginning reflects the social and cultural moment in that is inserted. In this way, the work mirrors the author's experience, however the recipient does not have essentially the same experiences, which leads him to give new meaning to the construction presented by the artist. However, the reader needs to understand what he reads, the level of literacy and interest in reading has proven to be a problem, since school education, which tends to be based on the models presented by dyadic books, following a script that values speed, forgetting the need to encourage sensitive reading. Aiming at the need for other types of approaches to literature in the classroom, this article was based on the aesthetics of Iser's reception with a focus on acts of pretending to analyze the Court of Thorns and Roses series by author Sarah J. Mass, demonstrating how the relationship between work and the reader is established, presenting reception as a viable and effective means of awakening the reader's interest in works with themes and language close to current reality, while they are applied as a tool for interdisciplinarity and development of empathic awareness, through through expanding the individual's horizon with regard to traumas and human ills, ignored by the system and society.pt_BR
dc.description.sponsorshipUABpt_BR
dc.format.extent22f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectEstética na literaturapt_BR
dc.subjectEstética da recepçãopt_BR
dc.subjectCorte de Espinhos e Rosas - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMass, Sarah J., 1986 -pt_BR
dc.titleA série “Corte de espinhos e rosas” na ótica da recepçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4337188466286981pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

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