Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6079
Título: A percepção do belo por meio da tanatografia na obra “Morte e vida Severina” de João Cabral de Melo Neto
Autor: Neves, Sofia Negromonte
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9272875546186680
Orientador: Teixeira, Renata Pimentel
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1789141041884024
Palavras-chave: Literatura brasileira;Estética;Tanatografia;Melo Neto, João Cabral de, 1920-1999
Data do documento: 4-Mar-2024
Citação: NEVES, Sofia Negromonte. A percepção do belo por meio da tanatografia na obra “Morte e vida Severina” de João Cabral de Melo Neto. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabajo busca comprender lo Bello a través del discurso tanatográfico presente en la obra Morte e vida Severina: Auto de Natal pernambucano (1955) del autor pernambucano João Cabral de Melo Neto, centrándose en los estudios sobre tanatografía y literatura del profesor Augusto Rodrigues Silva Júnior. Para ello, fue necesario tener en cuenta aspectos de la forma de la obra, como el género Auto, el hecho de que se trate de un poema dramático y también su conexión con los poemas líricos de la Antigua Grecia. En cuanto a la conceptualización de lo Bello a través de obras nietzscheanas como El crepúsculo de los ídolos y La visión dionisíaca del mundo, ES posible entonces exponer la gran importancia de esta obra no sólo literariamente sino también como fuente de impacto social.
Resumo: O presente trabalho busca entender o Belo por meio do discurso tanatográfico presente na obra Morte e vida Severina: Auto de Natal pernambucano (1955) do autor pernambucano João Cabral de Melo Neto, tendo em foco os estudos sobre tanatografia e literatura do professor Augusto Rodrigues Silva Júnior (2014). Para tanto, se fez necessário levar em consideração aspectos quanto à forma da obra, tais como o gênero teatral Auto, o fato de ser um poema dramático e ainda sua ligação com poemas líricos da Grécia Antiga. Quanto à conceituação do Belo, buscou-se apoio por meio das obras nietzschianas como Crepúsculo dos ídolos (2017) e A Visão dionisíaca do mundo (2005) para que seja possível, então, expor a grande importância dessa obra de Cabral não só literariamente, mas também como fonte de impacto social.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6079
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_sofianegromonteneves.pdf201,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons