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Título: Uma proposta de sequência didática para debater violência racial e de gênero na aula de inglês
Autor: Silva, Thalia Ferreira dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3248418086185259
Orientador: Cavalcanti, Larissa de Pinho
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7660087236639667
Palavras-chave: Língua Inglesa;Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.];Mídia digital
Data do documento: 2-Mar-2021
Citação: SILVA, Thalia Ferreira dos Santos. Uma proposta de sequência didática para debater violência racial e de gênero na aula de inglês. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021.
Resumo: O presente artigo discute uma proposta de ensino-aprendizagem de inglês para o primeiro ano do Ensino Médio, atrelando experiências do estudante, questões cotidianas e problemáticas sociais à pedagogia de multiletramentos, através do gênero canção, usando como apoio o videoclipe e memes. A sequência didática planejada para seis horas aulas faz uso de textos multissemióticos para debater temas socialmente relevantes, especificamente, a violência racial e de gênero. Considerando que o Brasil é um país racista e ainda com um índice de violência elevado, principalmente contra a mulher, dá-se a importância da abordagem dessa temática. Na contramão da insuficiência das metodologias tradicionais empregadas no ensino de língua inglesa no ensino básico da escola pública, que gera desmotivação e crítica nos estudantes, nossa proposta permite integrar discussões sociais e uso da tecnologia digital, como previsto na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e em demanda pelo contexto pandêmico. Nossa fundamentação teórica abrange a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (2018) e a BNCC (2018), que norteia o ensino-aprendizagem no Ensino Médio; Baladeli (2020), Santana e Kupske (2020), Santos (2014), Santos et al. (2017), Anjos (2016), Castro e Oliveira (2016), Ferraz et al (2019), Sarmento (2004), Cani (2019), referente ao uso de gêneros textuais para o ensino de inglês. Assim, espera-se contribuir para um ensino mais humano e significativo para o indivíduo que aprende
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6076
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