Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6076
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Larissa de Pinho | - |
dc.contributor.author | Silva, Thalia Ferreira dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T22:53:47Z | - |
dc.date.available | 2024-08-23T22:53:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thalia Ferreira dos Santos. Uma proposta de sequência didática para debater violência racial e de gênero na aula de inglês. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6076 | - |
dc.description | O presente artigo discute uma proposta de ensino-aprendizagem de inglês para o primeiro ano do Ensino Médio, atrelando experiências do estudante, questões cotidianas e problemáticas sociais à pedagogia de multiletramentos, através do gênero canção, usando como apoio o videoclipe e memes. A sequência didática planejada para seis horas aulas faz uso de textos multissemióticos para debater temas socialmente relevantes, especificamente, a violência racial e de gênero. Considerando que o Brasil é um país racista e ainda com um índice de violência elevado, principalmente contra a mulher, dá-se a importância da abordagem dessa temática. Na contramão da insuficiência das metodologias tradicionais empregadas no ensino de língua inglesa no ensino básico da escola pública, que gera desmotivação e crítica nos estudantes, nossa proposta permite integrar discussões sociais e uso da tecnologia digital, como previsto na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e em demanda pelo contexto pandêmico. Nossa fundamentação teórica abrange a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (2018) e a BNCC (2018), que norteia o ensino-aprendizagem no Ensino Médio; Baladeli (2020), Santana e Kupske (2020), Santos (2014), Santos et al. (2017), Anjos (2016), Castro e Oliveira (2016), Ferraz et al (2019), Sarmento (2004), Cani (2019), referente ao uso de gêneros textuais para o ensino de inglês. Assim, espera-se contribuir para um ensino mais humano e significativo para o indivíduo que aprende | pt_BR |
dc.format.extent | 24 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.] | pt_BR |
dc.subject | Mídia digital | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de sequência didática para debater violência racial e de gênero na aula de inglês | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3248418086185259 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7660087236639667 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Serra Talhada | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Serra Talhada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAST) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_thaliaferreiradossantossilva.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons