Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5980
Título: | A arte literária e as relações étnico-raciais na educação básica: uma contribuição para a prática docente antirracista |
Autor: | Silva, Jobson Jorge da |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/9702054339589037 |
Orientador: | Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0105516187749549 |
Palavras-chave: | Relações étnicas;Relações raciais;Educação básica;Prática docente;Antirracismo |
Data do documento: | 24-Out-2023 |
Citação: | SILVA, Jobson Jorge da. A arte literária e as relações étnico-raciais na educação básica: uma contribuição para a prática docente antirracista. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, PE, 2023. |
Abstract: | This article aims to present a proposal for work in basic education from the perspective of deconstructing social imaginaries that disregard or despise African contributions to Brazilian sociocultural formation. In this sense, we believe it is necessary to start the construction of a new social mentality from the school, because it is in this environment that children and adolescents form their social identities and learn to value the different cultures and existing social differences. In this sense, we intend to discuss the relationship between ethnic-racial issues and basic education, then we will present the analysis of the data collected from interviews carried out with teachers from a public and municipal school in the interior of the state of Pernambuco and, finally, a didactic proposal which will collaborate with teaching practices that fight racism at school and insert ethnicracial issues in elementary schools. The work, therefore, is qualitative in nature and is mainly based on the production of Ribeiro (2019), BNCC (2018), Munanga (2012) and Brasil (1996). |
Resumo: | O presente artigo objetiva apresentar uma proposta para o trabalho na educação básica na perspectiva da desconstrução de imaginários sociais que desconsideram ou desprezam as contribuições africanas à formação sociocultural brasileira. Nesse sentido, entendemos necessário iniciar a construção de uma nova mentalidade social a partir da escola, pois é nesse ambiente que crianças e adolescentes formam suas identidades sociais e aprendem a valorizar as diversas culturas e diferenças sociais existentes. Nesse sentido, pretendemos discutir a relação das questões étnico-raciais e educação básica, na sequência, apresentaremos a análise dos dados coletados a partir de entrevistas realizadas com docentes de uma escola pública e municipal no interior do estado de Pernambuco e por fim uma proposta didática que colaborará com práticas docentes que combatam o racismo na escola e insiram as questões étnico-raciais na escola básica. O trabalho, portanto, é de natureza qualitativa e fundamenta-se, principalmente, na produção de Ribeiro (2019), BNCC (2018), Munanga (2012) e Brasil (1996). |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5980 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_jobsonjorgedasilva.pdf | 360,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons