Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da-
dc.contributor.authorSilva, Jobson Jorge da-
dc.date.accessioned2024-08-02T17:54:17Z-
dc.date.available2024-08-02T17:54:17Z-
dc.date.issued2023-10-24-
dc.identifier.citationSILVA, Jobson Jorge da. A arte literária e as relações étnico-raciais na educação básica: uma contribuição para a prática docente antirracista. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5980-
dc.descriptionO presente artigo objetiva apresentar uma proposta para o trabalho na educação básica na perspectiva da desconstrução de imaginários sociais que desconsideram ou desprezam as contribuições africanas à formação sociocultural brasileira. Nesse sentido, entendemos necessário iniciar a construção de uma nova mentalidade social a partir da escola, pois é nesse ambiente que crianças e adolescentes formam suas identidades sociais e aprendem a valorizar as diversas culturas e diferenças sociais existentes. Nesse sentido, pretendemos discutir a relação das questões étnico-raciais e educação básica, na sequência, apresentaremos a análise dos dados coletados a partir de entrevistas realizadas com docentes de uma escola pública e municipal no interior do estado de Pernambuco e por fim uma proposta didática que colaborará com práticas docentes que combatam o racismo na escola e insiram as questões étnico-raciais na escola básica. O trabalho, portanto, é de natureza qualitativa e fundamenta-se, principalmente, na produção de Ribeiro (2019), BNCC (2018), Munanga (2012) e Brasil (1996).pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to present a proposal for work in basic education from the perspective of deconstructing social imaginaries that disregard or despise African contributions to Brazilian sociocultural formation. In this sense, we believe it is necessary to start the construction of a new social mentality from the school, because it is in this environment that children and adolescents form their social identities and learn to value the different cultures and existing social differences. In this sense, we intend to discuss the relationship between ethnic-racial issues and basic education, then we will present the analysis of the data collected from interviews carried out with teachers from a public and municipal school in the interior of the state of Pernambuco and, finally, a didactic proposal which will collaborate with teaching practices that fight racism at school and insert ethnicracial issues in elementary schools. The work, therefore, is qualitative in nature and is mainly based on the production of Ribeiro (2019), BNCC (2018), Munanga (2012) and Brasil (1996).pt_BR
dc.description.sponsorshipUABpt_BR
dc.format.extent27f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.titleA arte literária e as relações étnico-raciais na educação básica: uma contribuição para a prática docente antirracistapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9702054339589037pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0105516187749549pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localCarpina, PEpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Artes e Tecnologiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_jobsonjorgedasilva.pdf360,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons