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Título: Leituras literárias e multiletramentos: caminhos para a formação de leitores no 8º ano do ensino fundamental
Autor: Santos, Lígia Eloana da Silva
Orientador: Silva, Ivanda Maria Martins
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
Palavras-chave: Multiletramentos;Literatura;Leitura;Ensino fundamental
Data do documento: 24-Nov-2023
Citação: SANTOS, Lígia Eloana da Silva. Leituras literárias e multiletramentos: caminhos para a formação de leitores no 8º ano do ensino fundamental. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: A Pedagogia dos Multiletramentos é uma proposta educacional desenvolvida pelo Grupo de Nova Londres (New London Group) – GNL entre 1995 e 1996. Essa proposta considera que, diante do contexto contemporâneo, atravessado por múltiplas linguagens e culturas, é primordial que os indivíduos ampliem competências em variados letramentos e/ou maneiras de interagir, ou seja, multiletramentos. Esse modelo busca ampliar modos de representação que ultrapassem apenas a língua no processo de aprendizagem (Cazden et al., 2021). Tal proposta pedagógica pode revelar-se promissora para a formação de leitores no campo artístico-literário. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo geral analisar como a Pedagogia dos Multiletramentos pode contribuir para a formação de leitores em articulação com práticas de leituras literárias no 8º ano do Ensino Fundamental. Quanto ao aporte teórico, recorremos às abordagens de diferentes autores, tais como: Cosson (2021), Almeida (2014) e Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013), que abordam a leitura literária, além de Ribeiro (2021), Hissa e Sousa (2020), Silva (2016), que discutem sobre a Pedagogia dos Multiletramentos. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa quali/quantitativa, articulada às vivências da pesquisadora no Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES do Núcleo de Licenciatura em Letras, modalidade a distância, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAEADTec. A pesquisa foi realizada com discentes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Professor Arruda Marinho, localizada em Pesqueira, Pernambuco. Por meio de avaliação diagnóstica inicial, identificamos o perfil de discentes leitores, para, então, analisar, a partir do perfil dos leitores, como a Pedagogia dos Multiletramentos pode ser estratégica para o desenvolvimento da leitura literária e para a formação de leitores críticos. Como resultado, observamos que os discentes entrevistados revelaram dificuldades quanto à leitura literária, as quais foram redimensionadas quando das conexões propostas com a Pedagogia dos Multiletramentos. Esta pesquisa poderá defender a importância de um processo de ensino-aprendizagem multiletrado, diverso e crítico.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5674
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