Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5674
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Ivanda Maria Martins | - |
dc.contributor.author | Santos, Lígia Eloana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-14T17:46:20Z | - |
dc.date.available | 2024-03-14T17:46:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lígia Eloana da Silva. Leituras literárias e multiletramentos: caminhos para a formação de leitores no 8º ano do ensino fundamental. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5674 | - |
dc.description | A Pedagogia dos Multiletramentos é uma proposta educacional desenvolvida pelo Grupo de Nova Londres (New London Group) – GNL entre 1995 e 1996. Essa proposta considera que, diante do contexto contemporâneo, atravessado por múltiplas linguagens e culturas, é primordial que os indivíduos ampliem competências em variados letramentos e/ou maneiras de interagir, ou seja, multiletramentos. Esse modelo busca ampliar modos de representação que ultrapassem apenas a língua no processo de aprendizagem (Cazden et al., 2021). Tal proposta pedagógica pode revelar-se promissora para a formação de leitores no campo artístico-literário. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo geral analisar como a Pedagogia dos Multiletramentos pode contribuir para a formação de leitores em articulação com práticas de leituras literárias no 8º ano do Ensino Fundamental. Quanto ao aporte teórico, recorremos às abordagens de diferentes autores, tais como: Cosson (2021), Almeida (2014) e Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013), que abordam a leitura literária, além de Ribeiro (2021), Hissa e Sousa (2020), Silva (2016), que discutem sobre a Pedagogia dos Multiletramentos. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa quali/quantitativa, articulada às vivências da pesquisadora no Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES do Núcleo de Licenciatura em Letras, modalidade a distância, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAEADTec. A pesquisa foi realizada com discentes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Professor Arruda Marinho, localizada em Pesqueira, Pernambuco. Por meio de avaliação diagnóstica inicial, identificamos o perfil de discentes leitores, para, então, analisar, a partir do perfil dos leitores, como a Pedagogia dos Multiletramentos pode ser estratégica para o desenvolvimento da leitura literária e para a formação de leitores críticos. Como resultado, observamos que os discentes entrevistados revelaram dificuldades quanto à leitura literária, as quais foram redimensionadas quando das conexões propostas com a Pedagogia dos Multiletramentos. Esta pesquisa poderá defender a importância de um processo de ensino-aprendizagem multiletrado, diverso e crítico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 36 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br | pt_BR |
dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Leituras literárias e multiletramentos: caminhos para a formação de leitores no 8º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8436216704557833 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_ligiaeloanadasilvasantos.pdf | 386,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons