Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5668
Título: | Leituras de fábulas no ensino fundamental: conexões com a sala de aula invertida para a formação de leitores |
Autor: | Silva, Laudivânia Alves da |
Orientador: | Silva, Ivanda Maria Martins |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/8436216704557833 |
Palavras-chave: | Formação de leitores;Literatura;Ensino fundamental;Aprendizagem invertida;Fábulas;Aprendizagem ativa |
Data do documento: | 24-Nov-2023 |
Citação: | SILVA, Laudivânia Alves da. Leituras de fábulas no ensino fundamental: conexões com a sala de aula invertida para a formação de leitores. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumo: | O objetivo principal desta pesquisa é investigar potencialidades didático-pedagógicas para a inserção do gênero fábula em práticas de leituras literárias no Ensino Fundamental, considerando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida no processo de formação de leitores. Nesse contexto, a presente pesquisa foi realizada de forma articulada ao Programa de Residência Pedagógica-PRP/CAPES de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura em Letras/EAD da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE. No tocante ao referencial teórico, recorremos a diferentes abordagens para discutir letramentos literários (Cosson, 2020), leitura literária na escola (Rezende, 2013), formação de leitores (Freire, 1995, 2003; Lajolo, 2005; Kleiman, 2022) e metodologias ativas (Bacich e Moran, 2018). Em relação à metodologia, trata-se de pesquisa-ação realizada em escola pública da rede estadual de Pernambuco, com aplicação de questionários com discentes do 8º ano do Ensino Fundamental. Com base nas observações realizadas e na avaliação diagnóstica inicial, foi apresentada proposta didática de leitura para abordar o gênero literário fábula, visando ao encontro do leitor com o texto literário. Verificamos como o trabalho sobre o ensino das estratégias de leitura com fábulas é capaz de oportunizar ao educando a compreensão e interação com o que leem. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5668 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_laudivaniaalvesdasilva.pdf | 862,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons