Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Ivanda Maria Martins-
dc.contributor.authorSilva, Laudivânia Alves da-
dc.date.accessioned2024-03-08T11:05:59Z-
dc.date.available2024-03-08T11:05:59Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.citationSILVA, Laudivânia Alves da. Leituras de fábulas no ensino fundamental: conexões com a sala de aula invertida para a formação de leitores. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5668-
dc.descriptionO objetivo principal desta pesquisa é investigar potencialidades didático-pedagógicas para a inserção do gênero fábula em práticas de leituras literárias no Ensino Fundamental, considerando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida no processo de formação de leitores. Nesse contexto, a presente pesquisa foi realizada de forma articulada ao Programa de Residência Pedagógica-PRP/CAPES de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura em Letras/EAD da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE. No tocante ao referencial teórico, recorremos a diferentes abordagens para discutir letramentos literários (Cosson, 2020), leitura literária na escola (Rezende, 2013), formação de leitores (Freire, 1995, 2003; Lajolo, 2005; Kleiman, 2022) e metodologias ativas (Bacich e Moran, 2018). Em relação à metodologia, trata-se de pesquisa-ação realizada em escola pública da rede estadual de Pernambuco, com aplicação de questionários com discentes do 8º ano do Ensino Fundamental. Com base nas observações realizadas e na avaliação diagnóstica inicial, foi apresentada proposta didática de leitura para abordar o gênero literário fábula, visando ao encontro do leitor com o texto literário. Verificamos como o trabalho sobre o ensino das estratégias de leitura com fábulas é capaz de oportunizar ao educando a compreensão e interação com o que leem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent23 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem invertidapt_BR
dc.subjectFábulapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.titleLeituras de fábulas no ensino fundamental: conexões com a sala de aula invertida para a formação de leitorespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8436216704557833pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_laudivaniaalvesdasilva.pdf862,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons