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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5667| Título: | Narrativas de autorrepresentação no ensino fundamental – anos finais: foco no Slam Poetry |
| Autor: | Vasconcelos, Laíse Manuelle Tenório de |
| Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/8539394141556247 |
| Orientador: | Silva, Ivanda Maria Martins |
| Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/8436216704557833 |
| Palavras-chave: | Poesia;Ensino fundamental;Narrativa oral;Letramento |
| Data do documento: | 29-Set-2023 |
| Citação: | VASCONCELOS, Laíse Manuelle Tenório de. Narrativas de autorrepresentação no ensino fundamental – anos finais: foco no Slam Poetry. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
| Resumo: | O uso da arte literária como meio de expressão e empoderamento tem despertado um crescente interesse no campo educacional. Nesse contexto, surge o Slam Poetry, caracterizado por uma forma performática de poesia falada, o qual tem se destacado por sua capacidade de amplificar vozes e mobilizar comunidades diversas. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é investigar o gênero Slam Poetry em estratégias para construção de narrativas de autorrepresentação no 8º ano do Ensino Fundamental acerca de formas de utilização da arte literária nos processos de autorrepresentação e representação dos direitos de grupos historicamente silenciados. O embasamento teórico dessa abordagem pedagógica contou com autores, tais como: Cosson (2021), com reflexões sobre letramento literário, Beck (2022), com a noção de crenças nucleares, Dolz e Schneuwly (2011), os quais forneceram subsídios para o trabalho com textos escritos e oralidade, além de Souza (2021) que trouxe outras contribuições no que diz respeito ao Slam Poetry no Brasil. No que se refere à metodologia, trata-se de pesquisa-ação realizada em uma escola pública da rede estadual de Pernambuco, com abordagem qualitativa e desenho metodológico descritivo e interpretativo (Gil, 1999). A sequência didática, que culminou na Batalha de Slam produziu resultados expressivos. Os estudantes demonstraram alto engajamento, indicando a relevância e o impacto do Slam Poetry como forma de expressão literária. Observou-se uma notável evolução nos eixos de leitura, produção textual e oralidade, no âmbito de ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, atendendo às demandas educacionais dos estudantes. Os achados dessa pesquisa contribuem para a compreensão da efetividade do uso do Slam Poetry como ferramenta pedagógica, além de ressaltar a importância da arte literária como meio de empoderamento e representatividade. A investigação realizada em uma escola pública destaca a necessidade de práticas educacionais que promovam a criatividade, a autonomia e a reflexão crítica dos discentes, instrumentalizando-os a desempenhar um papel ativo na sociedade. Assim, esse estudo oferece subsídios teóricos e práticos tanto para acadêmicos interessados na interseção entre literatura, educação e questões sociais, quanto para educadores que buscam abordagens inovadoras e inclusivas, capazes de promover a transformação social e o protagonismo dos estudantes. |
| URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5667 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
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