Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5667
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Ivanda Maria Martins | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Laíse Manuelle Tenório de | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T17:43:04Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T17:43:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Laíse Manuelle Tenório de. Narrativas de autorrepresentação no ensino fundamental – anos finais: foco no Slam Poetry. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5667 | - |
dc.description | O uso da arte literária como meio de expressão e empoderamento tem despertado um crescente interesse no campo educacional. Nesse contexto, surge o Slam Poetry, caracterizado por uma forma performática de poesia falada, o qual tem se destacado por sua capacidade de amplificar vozes e mobilizar comunidades diversas. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é investigar o gênero Slam Poetry em estratégias para construção de narrativas de autorrepresentação no 8º ano do Ensino Fundamental acerca de formas de utilização da arte literária nos processos de autorrepresentação e representação dos direitos de grupos historicamente silenciados. O embasamento teórico dessa abordagem pedagógica contou com autores, tais como: Cosson (2021), com reflexões sobre letramento literário, Beck (2022), com a noção de crenças nucleares, Dolz e Schneuwly (2011), os quais forneceram subsídios para o trabalho com textos escritos e oralidade, além de Souza (2021) que trouxe outras contribuições no que diz respeito ao Slam Poetry no Brasil. No que se refere à metodologia, trata-se de pesquisa-ação realizada em uma escola pública da rede estadual de Pernambuco, com abordagem qualitativa e desenho metodológico descritivo e interpretativo (Gil, 1999). A sequência didática, que culminou na Batalha de Slam produziu resultados expressivos. Os estudantes demonstraram alto engajamento, indicando a relevância e o impacto do Slam Poetry como forma de expressão literária. Observou-se uma notável evolução nos eixos de leitura, produção textual e oralidade, no âmbito de ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, atendendo às demandas educacionais dos estudantes. Os achados dessa pesquisa contribuem para a compreensão da efetividade do uso do Slam Poetry como ferramenta pedagógica, além de ressaltar a importância da arte literária como meio de empoderamento e representatividade. A investigação realizada em uma escola pública destaca a necessidade de práticas educacionais que promovam a criatividade, a autonomia e a reflexão crítica dos discentes, instrumentalizando-os a desempenhar um papel ativo na sociedade. Assim, esse estudo oferece subsídios teóricos e práticos tanto para acadêmicos interessados na interseção entre literatura, educação e questões sociais, quanto para educadores que buscam abordagens inovadoras e inclusivas, capazes de promover a transformação social e o protagonismo dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 32 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Narrativa oral | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Narrativas de autorrepresentação no ensino fundamental – anos finais: foco no Slam Poetry | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8539394141556247 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8436216704557833 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_laisemanuelletenoriodevasoncelos.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons