Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5535
Título: O manual do professor da Educação Infantil: o que orienta para o trabalho com a literatura infantil?
Autor: Arruda, Emylly Eduarda Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9842889661801222
Orientador: Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7731108870085614
Palavras-chave: Educação infantil;Literatura infantojuvenil;Livro Didático;Manual do professor
Data do documento: 11-Set-2023
Citação: ARRUDA, Emylly Eduarda Santos. O manual do professor da Educação Infantil: o que orienta para o trabalho com a literatura infantil? 2023. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Our study aimed to investigate how the textbook for children of Early Childhood Education contemplates the work involving children’s literature, more specifically, to analyze the proposals involving children’s literature in the PNLD notice 02/2020; examine the proposals of the teacher’s manual aimed at working with children’s literature; analyse in the teacher’s manual the conception of teaching and learning focused on early childhood education; to analyze the pedagogical proposals of the teacher’s manual aimed at working with children’s literature. For this, we rely on the studies of Teberosky and Colomer (2003) that reveal the importance of a teaching focused on reading training since Early Childhood Education. Therefore, we conducted a qualitative research involving the analysis of two collections "Buriti Mirim Creche" authored by Barbosa, Vieira and Kautzmann (2020), aimed at children aged 0-3 years and 11 months; and "Challenges: Early Childhood Education" authored by Bianco (2020)for small children, aged 4 and 5 years.We used documentary analysis, taking as reference the studies of Bardin (1988). The data analysis revealed that the collection "Buriti Mirim Creche" is organized in a format of pedagogical itineraries and some of these include the work with children’s literature for different age groups: babies and very young children. The suggestions given by the authors contain pedagogical intentionality thus contributing to the reader's training, with regard to working with books, stimulating the habit of reading, encouraging imagination, developing and expanding vocabulary through literature, among other activities. In the collection "Challenges Early Childhood Education", the work with children’s literature appears in proposals involving the reading of fragments of stories read by the teacher, with the aim of responding to the proposed activities that little stimulate children to engage with literary texts, or that foster a literary education.
Resumo: Nosso estudo teve como objetivo investigar como o livro didático destinado às crianças da Educação Infantil contempla o trabalho envolvendo a literatura infantil, mais especificamente, analisar as propostas envolvendo literatura infantil no edital 02/2020 do PNLD; analisar as propostas do manual do professor voltadas ao trabalho com a literatura infantil; analisar no manual do professor a concepção de ensino e de aprendizagem voltada para a Educação Infantil; analisar as propostas pedagógicas do manual do professor destinadas ao trabalho com a literatura infantil. Para isso, nos apoiamos nos estudos de Teberosky e Colomer (2003) que revelam a importância de um ensino com foco na formação leitora desde a Educação Infantil. Diante disso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa envolvendo a análise de duas coleções “Buriti Mirim Creche” de autoria de Barbosa, Vieira e Kautzmann (2020), voltado para as crianças de 0-3 anos e 11 meses; e “Desafios: educação Infantil” de autoria de Bianco (2020), voltado às crianças pequenas, de 4 e 5 anos. Utilizamos da análise documental, tomando como referência os estudos de Bardin (1988). A análise dos dados revelou que a coleção “Buriti Mirim Creche” está organizada em formato de itinerários pedagógicos e alguns destes, contemplam o trabalho com a literatura infantil para diferentes faixas etárias: os bebês e crianças bem pequenas. As sugestões dadas pelas autoras contém intencionalidade pedagógica contribuindo assim, para a formação leitora, no que diz respeito ao trabalho com os livros, o estímulo ao hábito da leitura, o incentivo à imaginação, desenvolver e ampliar o vocabulário através da literatura, entre outras atividades. Já na coleção “Desafios Educação Infantil”, o trabalho com a literatura infantil aparece em propostas envolvendo a leitura de fragmentos de histórias lidas pela professora, com o objetivo de responder às atividades propostas que pouco estimulam as crianças a se envolverem com os textos literários, bem como pouco fomentam uma educação literária.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5535
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_emyllyeduardasantosarruda.pdf5,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons