Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5193
Título: | Os fazeres pedagógicos de uma professora do 1º ano para o ensino da leitura e escrita |
Autor: | Oliveira, Nathalia Rafaelly Garcia de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/6966822975405067 |
Orientador: | Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/7731108870085614 |
Palavras-chave: | Alfabetização;Prática docente |
Data do documento: | 5-Out-2022 |
Citação: | OLIVEIRA, Nathalia Rafaelly Garcia de. Os fazeres pedagógicos de uma professora do 1° ano para o ensino da leitura e da escrita. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Our research intended to understand the practice of a 1st grade teacher in what concerns the teaching of written language, more specifically, to analyze the teacher's routine in relation to the teaching of reading and writing; analyze the activities used to ensure the teaching and learning process of reading and writing; and understand the teacher's conception of literacy. To this end, we conducted the research in a school of the Prefeitura Municipal do Recife, located in the district of Nova Descoberta. For data collection we conducted a semi-structured interview with the teacher and 20 observations. By analyzing the teacher's planning, we observed that she tried to adapt her activities to the children's writing levels. The teacher planned her activities using different activity sheets, textbooks, and literacy games. The work that involved the teaching of the written language was the work with the syllable, from words presented in texts that explore the sound extract of the language, such as: poems, songs, rhymes. |
Resumo: | A nossa pesquisa teve como objetivo compreender a prática de uma professora do 1º ano do ensino fundamental no que concerne o ensino da língua escrita, mais especificamente, analisar a rotina da professora em relação ao ensino da leitura e da escrita; analisar as atividades utilizadas para garantir o processo de ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita; e compreender a concepção da professora sobre alfabetização. Para isso, realizamos a pesquisa em uma escola da Rede Municipal do Recife, localizada no bairro de Nova Descoberta. Para a coleta dos dados foram feitas entrevista semiestruturada com a professora e 20 observações. Ao analisar o planejamento da professora observamos que a docente procurava adaptar suas atividades aos níveis de escrita das crianças. A docente planejava suas atividades utilizando de diferentes recursos fichas de atividades, livro didático, jogos de alfabetização. O trabalho que envolvia o ensino da língua escrita priorizava o trabalho com a sílaba, a partir de palavras presentes em textos que exploravam o extrato sonoro da língua, tais como: poemas, músicas, parlendas. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5193 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_nathaliarafaellygarciadeoliveira.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.