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dc.contributor.advisorCabral, Ana Catarina dos Santos Pereira-
dc.contributor.authorOliveira, Nathalia Rafaelly Garcia de-
dc.date.accessioned2023-11-08T18:28:05Z-
dc.date.available2023-11-08T18:28:05Z-
dc.date.issued2022-10-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Nathalia Rafaelly Garcia de. Os fazeres pedagógicos de uma professora do 1° ano para o ensino da leitura e da escrita. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5193-
dc.descriptionA nossa pesquisa teve como objetivo compreender a prática de uma professora do 1º ano do ensino fundamental no que concerne o ensino da língua escrita, mais especificamente, analisar a rotina da professora em relação ao ensino da leitura e da escrita; analisar as atividades utilizadas para garantir o processo de ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita; e compreender a concepção da professora sobre alfabetização. Para isso, realizamos a pesquisa em uma escola da Rede Municipal do Recife, localizada no bairro de Nova Descoberta. Para a coleta dos dados foram feitas entrevista semiestruturada com a professora e 20 observações. Ao analisar o planejamento da professora observamos que a docente procurava adaptar suas atividades aos níveis de escrita das crianças. A docente planejava suas atividades utilizando de diferentes recursos fichas de atividades, livro didático, jogos de alfabetização. O trabalho que envolvia o ensino da língua escrita priorizava o trabalho com a sílaba, a partir de palavras presentes em textos que exploravam o extrato sonoro da língua, tais como: poemas, músicas, parlendas.pt_BR
dc.description.abstractOur research intended to understand the practice of a 1st grade teacher in what concerns the teaching of written language, more specifically, to analyze the teacher's routine in relation to the teaching of reading and writing; analyze the activities used to ensure the teaching and learning process of reading and writing; and understand the teacher's conception of literacy. To this end, we conducted the research in a school of the Prefeitura Municipal do Recife, located in the district of Nova Descoberta. For data collection we conducted a semi-structured interview with the teacher and 20 observations. By analyzing the teacher's planning, we observed that she tried to adapt her activities to the children's writing levels. The teacher planned her activities using different activity sheets, textbooks, and literacy games. The work that involved the teaching of the written language was the work with the syllable, from words presented in texts that explore the sound extract of the language, such as: poems, songs, rhymes.pt_BR
dc.format.extent54 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleOs fazeres pedagógicos de uma professora do 1º ano para o ensino da leitura e escrita.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6966822975405067pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7731108870085614pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
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