Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5186
Título: Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança.
Autor: Siqueira, Mariana Mota de Araújo Veloso de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7199343651898773
Orientador: Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7731108870085614
Palavras-chave: Educação infantil;Atividades escolares;Socialização
Data do documento: 4-Out-2022
Citação: SIQUEIRA, Mariana Mota de Araújo Veloso de. Um olhar sobre a rotina da Educação Infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The present work had as general objective to investigate how a school of early childhood education in the municipal network of São Lourenço da Mata organizes its routine in order to favor the social development of the child, more specifically: to identify the conception of the school's pedagogical team about the routine early childhood education and contributions to children's social development; to analyze how the pedagogical team organizes the routine in order to guarantee what the official documents establish about the child's social development; to analyze the pedagogical proposal of the school, in relation to the routine of early childhood education. The research developed in 2022 had a qualitative approach, used as a methodological resource the document analysis of the School's Political Pedagogical Project and interviews with the teachers and pedagogical team of Early Childhood Education. We use content analysis to analyze the collected data. From our study, it was possible to understand the concept of socialization and child and how it influences the routine of an institution of Early Childhood Education. In addition, the routine when structuring daily activities can collaborate for group living and for the social development of children. We conclude that the activities present in the routine must consider the two axes interactions and games, reaffirming what the official documents say. In the same way that socialization activities need to have pedagogical intentions, providing confrontation and rupture with the various existing socialization processes.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral investigar como uma escola da educação infantil da rede municipal de São Lourenço da Mata organiza sua rotina, a fim de favorecer o desenvolvimento social da criança, mais especificamente: identificar a concepção da equipe pedagógica da escola sobre a rotina da educação infantil e as contribuições para o desenvolvimento social da criança; analisar como a equipe pedagógica organiza a rotina de modo a garantir o que os documentos oficiais estabelecem sobre o desenvolvimento social da criança; analisar a proposta pedagógica da escola, em relação à rotina da educação infantil. A pesquisa desenvolvida no ano de 2022 teve abordagem qualitativa, utilizou como recurso metodológico a análise documental do Projeto Político Pedagógico da Escola e entrevistas com as docentes e equipe pedagógica da Educação Infantil. Utilizamos da análise de conteúdo para análise dos dados coletados. A partir do nosso estudo foi possível compreender o conceito de socialização e de criança e como este influencia na rotina de uma instituição de Educação Infantil. Além disso, que a rotina ao estruturar as atividades diárias pode colaborar para o convívio em grupo e para o desenvolvimento social das crianças. Concluímos que as atividades presentes na rotina devem considerar os dois eixos interações e brincadeiras, reafirmando o que dizem os documentos oficiais. Da mesma maneira que as atividades de socialização precisam ter intencionalidades pedagógicas, propiciando confronto e ruptura com os diversos processos de socialização existentes.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5186
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marianamotadearaujovelosodesiqueira.pdf424,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.