Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5181
Título: Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE.
Autor: Carvalho, Mariana Oliveira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9920797400406355
Orientador: Alves, Bruno Fernandes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8297422717781216
Palavras-chave: História em quadrinhos na educação;Formação de professores
Data do documento: 7-Out-2022
Citação: CARVALHO, Mariana Oliveira de. Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: This study had as general objective to verify the perception of the students of the Degree in Pedagogy at UFRPE, who attended the optional discipline Comics and Education, about the use of comics in education; as specific objectives, to know the relationship of the researched with the language of comics and to identify if they were used as a didactic resource in their basic education. The research was qualitative and data were collected through the application of a questionnaire and non-participant observation. We conclude that there was a change in the perception of the students surveyed about the use of comics in education and about the importance of comics in the teaching-learning process. Finally, we believe that more research on comics in education can help teachers build teaching methodologies that approach the learning process in a playful way.
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral verificar qual a percepção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE, que cursaram a disciplina optativa Histórias em Quadrinhos e Educação, sobre a utilização das HQs na educação; como objetivos específicos, conhecer a relação dos pesquisados com a linguagem das histórias em quadrinhos e identificar se as mesmas foram utilizadas como recurso didático em sua formação básica. A pesquisa foi do tipo qualitativa e os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário e observação não-participante. Concluímos que houve uma mudança quanto a percepção dos estudantes pesquisados sobre a utilização das HQs na educação e acerca da importância dos quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, acreditamos que mais pesquisas sobre as histórias em quadrinhos na educação podem auxiliar os professores a construirem metodologias de ensino que abordem o processo de aprendizagem de forma lúdica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5181
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marianaoliveiradecarvalho.pdf821,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.