Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5181
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alves, Bruno Fernandes | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Mariana Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-07T21:07:15Z | - |
dc.date.available | 2023-11-07T21:07:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Mariana Oliveira de. Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5181 | - |
dc.description | Este estudo teve como objetivo geral verificar qual a percepção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE, que cursaram a disciplina optativa Histórias em Quadrinhos e Educação, sobre a utilização das HQs na educação; como objetivos específicos, conhecer a relação dos pesquisados com a linguagem das histórias em quadrinhos e identificar se as mesmas foram utilizadas como recurso didático em sua formação básica. A pesquisa foi do tipo qualitativa e os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário e observação não-participante. Concluímos que houve uma mudança quanto a percepção dos estudantes pesquisados sobre a utilização das HQs na educação e acerca da importância dos quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, acreditamos que mais pesquisas sobre as histórias em quadrinhos na educação podem auxiliar os professores a construirem metodologias de ensino que abordem o processo de aprendizagem de forma lúdica. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study had as general objective to verify the perception of the students of the Degree in Pedagogy at UFRPE, who attended the optional discipline Comics and Education, about the use of comics in education; as specific objectives, to know the relationship of the researched with the language of comics and to identify if they were used as a didactic resource in their basic education. The research was qualitative and data were collected through the application of a questionnaire and non-participant observation. We conclude that there was a change in the perception of the students surveyed about the use of comics in education and about the importance of comics in the teaching-learning process. Finally, we believe that more research on comics in education can help teachers build teaching methodologies that approach the learning process in a playful way. | pt_BR |
dc.format.extent | 43 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos na educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9920797400406355 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8297422717781216 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_marianaoliveiradecarvalho.pdf | 821,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.