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Título: O movimento corporal na educação infantil: uma análise do documento curricular da cidade do Recife.
Autor: Silva, Anatália Arantes
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0145625539992668
Orientador: Paiva, Andréa Carla de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
Palavras-chave: Educação infantil;Currículos;Corpo humano na educação;Movimento;Ludicidade
Data do documento: 3-Out-2022
Citação: SILVA, Anatália Arantes. O movimento corporal na educação infantil: uma análise do documento curricular da cidade do Recife. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The present work has as its object of investigation the Curriculum Policy of Teaching of the Municipal Network of Recife for early childhood education (2021), analyzing the movement axis in Early Childhood Education, from the field of experience "Body, gestures and movements". The study proposes to analyze this proposal, in the light of theorizations around body movement, playing and Early Childhood Education, in order to identify how the curriculum is based at school, based on the inseparability between the fields of experience. We start from the studies of Bardin (2011) and Minayo (2004) to support our analysis, which is the thematic categorical content analysis. We emphasize that despite the educational and curricular policy placing the importance of articulation between the fields, in the rights of learning and development and suggestions of experience in the fields of experience, these are presented in a fragmented way, as they do not establish relationships with each other and with others , pointing out that body movement needs to have greater curricular visibility and occupy the social times and spaces of Early Childhood Education at school.
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de investigação a Política Curricular de Ensino da Rede Municipal do Recife da educação infantil (2021), analisando o eixo movimento na Educação Infantil, a partir do campo da experiência “Corpo, gestos e movimentos”. O estudo se propõe a analisar tal proposta, à luz das teorizações em torno do movimento corporal, do brincar e da Educação Infantil, a fim de identificar como é fundamentado o currículo na escola, a partir da indissociabilidade entre os campos de experiência. Partimos dos estudos de Bardin (2011) e Minayo (2004) para subsidiar nossa análise, sendo esta a análise de conteúdo do tipo categorial temática. Destacamos que apesar da política educacional e curricular colocar a importância dearticulação entre os campos, nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento e sugestões de vivência nos campos de experiência, estes se apresentam de modo fragmentado, pois não estabelecem relações entre si e com os demais, apontando que o movimento corporal precisa ter maior visibilidade curricular e ocupar os tempos e espaços sociais da Educação Infantil na escola.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5169
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