Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5166
Título: Educação Infantil antirracista: análise da perspectiva docente.
Autor: Silva, Laryssa Pereira da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3758320268492203
Orientador: Botelho, Denise Maria
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5168554413015642
Palavras-chave: Educação Infantil;Antirracismo;Relações raciais
Data do documento: 5-Out-2022
Citação: SILVA, Laryssa Pereira da. Educação Infantil antirracista: análise da perspectiva docente. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Within a racist society, the concern with the formation of children is present taking into account that they reflect what, and who, is around them. As inclusion and respect for diversity are put into practice in the school environment, black children can finally feel embraced, starting at school with an eye on the world. Thus, this research presents an analysis of the perception of teachers in relation to an anti-racist education in early childhood education. Finding itself within the qualitative perspective, this case study brings to reflection, from a theoretical basis with references from Kabengele Munanga, Djamila Ribeiro and Eliane Cavalleiro and from interviews, the importance of knowledge and work of an education for the ethnic-racial relations within early childhood education. From the reports, it was possible to conclude that there is a concern with anti-racist education, but there is still a long way to go until we reach adequate practices both within the classroom and in the school as a whole.
Resumo: Dentro de uma sociedade racista, a preocupação com a formação das crianças se faz presente tendo em consideração que elas refletem o que, e quem, está à sua volta. Na medida em que a inclusão e o respeito à diversidade são colocados em prática no ambiente escolar, crianças negras podem finalmente sentirem-se abraçadas, iniciando na escola com o olhar para o mundo. Dessa forma, esta pesquisa apresenta uma análise da percepção de professoras em relação a uma educação antirracista na educação infantil. Encontrando-se dentro da perspectiva qualitativa, este estudo de caso, traz para reflexão, a partir de uma base teórica com referências de Kabengele Munanga, Djamila Ribeiro e Eliane Cavalleiro e das entrevistas, a importância do conhecimento e do trabalho de uma educação para as relações étnico-raciais dentro do ensino infantil. A partir dos relatos, pôde-se concluir que existe a preocupação com a educação antirracista, porém ainda existe um longo caminho até chegarmos a práticas adequadas tanto dentro da sala de aula quanto na escola como um todo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5166
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_laryssapereiradasilva.pdf998,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.