Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5162
Título: A prática docente e o ensino da oralidade na EJA anos iniciais: um estudo de caso.
Autor: Silva, Emilayne Fabíola Ferreira da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2724062827185435
Orientador: Santos, Carmi Ferraz
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2322696001671542
Palavras-chave: Língua portuguesa;Oralidade;Educação de jovens e adultos;Prática pedagógica
Data do documento: 29-Set-2022
Citação: SILVA, Emilayne Fabíola Ferreira da. A prática docente e o ensino da oralidade na EJA anos iniciais: um estudo de caso. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: La rareté des études liées à la pratique pédagogique concernant l'enseignement de l'oralité dans les classes de l'éducation des jeunes et des adultes est évidente. Donc, il est fondamental de mener des recherches sur ce thème. Par conséquent, ce travail avait pour objectif général de reconnaître comment se déroule la pratique pédagogique de l'enseignement de l'axe oralité, dans une classe de premières années de l'EJA dans une école municipale de la ville de Recife. L'étude est de nature qualitative et l'entretien et l'observation des participants ont été utilisés comme instruments de collecte de données. En outre, il s'est basé, entre autres, sur les travaux de Souza (2013), Magalhães et Lacerda (2019), Souza et Santos (2018) et Cavalcante et Melo (2007).Concernant la collecte des données, quinze observations et un entretien avec l'enseignant de la classe recherchée ont été réalisés. En conséquence, il a été constaté que l'oralité apparaît comme une méthodologie d'enseignement, sans réellement travailler avec l'oralité comme un axe d'utilisation/enseignement de la Langue Portugaise.
Resumo: A escassez de estudos relativos à prática docente referente ao ensino da oralidade em turmas da Educação de Jovens e Adultos é evidente. Por isso, torna-se de fundamental importância a realização de pesquisas em relação a essa temática. Logo, este trabalho teve por objetivo geral reconhecer como se dá a prática pedagógica docente no que tange ao ensino do eixo da oralidade, numa classe de anos iniciais de EJA de uma escola municipal da cidade de Recife. O estudo é de natureza qualitativa e se utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista e a observação paticipante. Ademais, foi fundamentado, entre outros, nos trabalhos de Souza (2013), Magalhães e Lacerda (2019), Souza e Santos (2018) e Cavalcante e Melo (2007). Referente à coleta de dados, foram feitas quinze observações e uma entrevista com a docente da turma pesquisada. Como resultado constatou-se que a oralidade a aparece como uma metodologia de ensino, não havendo de fato um trabalho com a oralidade enquanto eixo de uso/ensino de Língua Portuguesa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5162
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_emilaynefabiolaferreiradasilva.pdf539,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.