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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Carmi Ferraz-
dc.contributor.authorSilva, Emilayne Fabíola Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-11-01T20:36:49Z-
dc.date.available2023-11-01T20:36:49Z-
dc.date.issued2022-09-29-
dc.identifier.citationSILVA, Emilayne Fabíola Ferreira da. A prática docente e o ensino da oralidade na EJA anos iniciais: um estudo de caso. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5162-
dc.descriptionA escassez de estudos relativos à prática docente referente ao ensino da oralidade em turmas da Educação de Jovens e Adultos é evidente. Por isso, torna-se de fundamental importância a realização de pesquisas em relação a essa temática. Logo, este trabalho teve por objetivo geral reconhecer como se dá a prática pedagógica docente no que tange ao ensino do eixo da oralidade, numa classe de anos iniciais de EJA de uma escola municipal da cidade de Recife. O estudo é de natureza qualitativa e se utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista e a observação paticipante. Ademais, foi fundamentado, entre outros, nos trabalhos de Souza (2013), Magalhães e Lacerda (2019), Souza e Santos (2018) e Cavalcante e Melo (2007). Referente à coleta de dados, foram feitas quinze observações e uma entrevista com a docente da turma pesquisada. Como resultado constatou-se que a oralidade a aparece como uma metodologia de ensino, não havendo de fato um trabalho com a oralidade enquanto eixo de uso/ensino de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.description.abstractLa rareté des études liées à la pratique pédagogique concernant l'enseignement de l'oralité dans les classes de l'éducation des jeunes et des adultes est évidente. Donc, il est fondamental de mener des recherches sur ce thème. Par conséquent, ce travail avait pour objectif général de reconnaître comment se déroule la pratique pédagogique de l'enseignement de l'axe oralité, dans une classe de premières années de l'EJA dans une école municipale de la ville de Recife. L'étude est de nature qualitative et l'entretien et l'observation des participants ont été utilisés comme instruments de collecte de données. En outre, il s'est basé, entre autres, sur les travaux de Souza (2013), Magalhães et Lacerda (2019), Souza et Santos (2018) et Cavalcante et Melo (2007).Concernant la collecte des données, quinze observations et un entretien avec l'enseignant de la classe recherchée ont été réalisés. En conséquence, il a été constaté que l'oralité apparaît comme une méthodologie d'enseignement, sans réellement travailler avec l'oralité comme un axe d'utilisation/enseignement de la Langue Portugaise.pt_BR
dc.format.extent40 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA prática docente e o ensino da oralidade na EJA anos iniciais: um estudo de caso.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2724062827185435pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2322696001671542pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
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