Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5042
Título: As contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial do professor reflexivo de Língua portuguesa: um estudo sobre vivências no IFPE e na UFRPE.
Autor: Silva Filha, Valéria Cristina Oliveira Gomes da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7283849083844503
Orientador: Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0502123155013190
Palavras-chave: Língua portuguesa;Formação de professores;Prática docente
Data do documento: 4-Set-2023
Citação: SILVA FILHA, Valéria Cristina Oliveira Gomes da. As contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial do professor reflexivo de Língua portuguesa: um estudo sobre vivências no IFPE e na UFRPE. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este estudio propone discutir la contribución del Programa de Residência Pedagógica (PRP) fomentado por la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para la formación docente inicial de Filología de la Lengua Portuguesa, a partir de la experiencia académica de la Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) y de la vivencia en la escuela-campo Instituto Federal de Educação, Ciência y Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Recife. Como soporte metodológico para orientar el trabajo, utilizamos el enfoque cualitativo de la investigación-acción. Inicialmente, presentamos un panorama de la importancia de la formación docente reflexiva (Schön, 2000; Alarcão, 2010; Tardif, 2002; Freire, 2021, Pimenta e Lima, 2012). A continuación, abordamos la reflexión sobre la enseñanza de Lengua Portuguesa (Geraldi, 1964; Antunes, 2003; Mendonça, 2006; Suassuna, 2012). Y, finalmente, describimos las vivencias del PRP en el proceso de análisis de datos, identificando las contribuciones del Programa de Residência Pedagógica en la construcción de la identidad del profesor reflexivo. Los resultados de la inmersión en el PRP apuntan al desarrollo de la comprensión crítica y dialéctica de la práctica pedagógica, así como de la seguridad necesaria para el dominio de la regencia.
Resumo: Este estudo propõe discutir a contribuição do Programa de Residência Pedagógica (PRP) fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a formação docente inicial de Letras/Língua Portuguesa, a partir da experiência acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da vivência na escola-campo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Recife. Como suporte metodológico para orientar o trabalho, utilizamos a abordagem qualitativa da pesquisa-ação. Inicialmente, apresentamos um panorama da importância da formação docente reflexiva (Schön, 2000; Alarcão, 2010; Tardif, 2002; Freire, 2021, Pimenta e Lima, 2012). Em seguida, abordamos a reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa (Geraldi, 1964; Antunes, 2003; Mendonça, 2006; Suassuna, 2012). E, finalmente, descrevemos as vivências do PRP no processo de análise de dados, identificando as contribuições do Programa de Residência Pedagógica na construção da identidade do professor reflexivo. Os resultados da imersão no PRP apontam o desenvolvimento da compreensão crítica e dialética da prática pedagógica, bem como da segurança necessária para o domínio da regência.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5042
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_valeriacristinaoliveiragomesdasilvafilha.pdf149,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.