Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5042
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Luna, Ewerton Ávila dos Anjos | - |
dc.contributor.author | Silva Filha, Valéria Cristina Oliveira Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T16:09:41Z | - |
dc.date.available | 2023-09-18T16:09:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA FILHA, Valéria Cristina Oliveira Gomes da. As contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial do professor reflexivo de Língua portuguesa: um estudo sobre vivências no IFPE e na UFRPE. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5042 | - |
dc.description | Este estudo propõe discutir a contribuição do Programa de Residência Pedagógica (PRP) fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a formação docente inicial de Letras/Língua Portuguesa, a partir da experiência acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da vivência na escola-campo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Recife. Como suporte metodológico para orientar o trabalho, utilizamos a abordagem qualitativa da pesquisa-ação. Inicialmente, apresentamos um panorama da importância da formação docente reflexiva (Schön, 2000; Alarcão, 2010; Tardif, 2002; Freire, 2021, Pimenta e Lima, 2012). Em seguida, abordamos a reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa (Geraldi, 1964; Antunes, 2003; Mendonça, 2006; Suassuna, 2012). E, finalmente, descrevemos as vivências do PRP no processo de análise de dados, identificando as contribuições do Programa de Residência Pedagógica na construção da identidade do professor reflexivo. Os resultados da imersão no PRP apontam o desenvolvimento da compreensão crítica e dialética da prática pedagógica, bem como da segurança necessária para o domínio da regência. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudio propone discutir la contribución del Programa de Residência Pedagógica (PRP) fomentado por la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para la formación docente inicial de Filología de la Lengua Portuguesa, a partir de la experiencia académica de la Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) y de la vivencia en la escuela-campo Instituto Federal de Educação, Ciência y Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Recife. Como soporte metodológico para orientar el trabajo, utilizamos el enfoque cualitativo de la investigación-acción. Inicialmente, presentamos un panorama de la importancia de la formación docente reflexiva (Schön, 2000; Alarcão, 2010; Tardif, 2002; Freire, 2021, Pimenta e Lima, 2012). A continuación, abordamos la reflexión sobre la enseñanza de Lengua Portuguesa (Geraldi, 1964; Antunes, 2003; Mendonça, 2006; Suassuna, 2012). Y, finalmente, describimos las vivencias del PRP en el proceso de análisis de datos, identificando las contribuciones del Programa de Residência Pedagógica en la construcción de la identidad del profesor reflexivo. Los resultados de la inmersión en el PRP apuntan al desarrollo de la comprensión crítica y dialéctica de la práctica pedagógica, así como de la seguridad necesaria para el dominio de la regencia. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | As contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial do professor reflexivo de Língua portuguesa: um estudo sobre vivências no IFPE e na UFRPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7283849083844503 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0502123155013190 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_valeriacristinaoliveiragomesdasilvafilha.pdf | 149,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.