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Título: O tempo pedagógico e a educação física escolar: uma análise do currículo de Pernambuco.
Autor: Alcântara, Renata de Barros
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2615792931886227
Orientador: Paiva, Andréa Carla de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
Palavras-chave: Educação;Educação física escolar;Currículo;Tempo pedagógico;Produção científica
Data do documento: 4-Mai-2023
Citação: ALCÂNTARA, Renata de Barros. O tempo pedagógico e a educação física escolar: uma análise do currículo de Pernambuco. 2023. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: The present study aims to analyze the pedagogical time required for the appropriation of content in physical education classes, identifying this distribution in the curricular organization. The research was carried out using a qualitative approach, elaborated through analyses of scientific articles and books, defined as bibliographic-documentary. To organize and construct the study, we reflected on education as a public and social policy, the school's role and function, and transformation in society. Understanding how the curriculum is configured as a document that organizes social practice, as well as the pedagogical political project. In this understanding, legitimizing Physical Education as a mandatory curricular discipline, considering the teacher's role in constructing teaching focused on social reality through bodily culture. In this way, the study contributed to understanding how specific knowledge is treated and appropriated within a pedagogically necessary time to develop physical education content in schools.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o tempo pedagógico necessário para a apropriação dos conteúdos nas aulas de educação física. Identificando essa distribuição na organização curricular. A pesquisa foi realizada no estudo de abordagem qualitativa, elaborada através de análises de artigos e livros científicos, definida como bibliográfica – documental. Para a organização e construção do estudo, refletimos sobre a educação como política pública e social; a escola seu papel e função e a transformação na sociedade. Entendendo como configura o currículo, este como documento que organiza a prática social, assim como o projeto político pedagógico. Nesta compreensão, legitimar a Educação Física como disciplina curricular obrigatória, pensando no papel do professor, na construção de um ensino voltado para a realidade social, através da cultura corporal. Desta forma, o estudo colaborou para perceber como é tratado o conhecimento específico e sua apropriação, dentro de um tempo pedagogicamente necessário para desenvolver os conteúdos da Educação Física escolar.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4861
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